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Título: Arte contemporânea: cartografias das narrativas poéticas com crianças e adultos na escola e no museu
Autor(es): Santos, Núbia Agustinha Carvalho
Orientador(es): Costa, Maria de Fátima Vasconcelos da
Palavras-chave: Mediação educativa
Narrativas lúdico-poéticas com crianças
Cartografias
Arte contemporânea
Data do documento: 2018
Citação: Santos, Núbia Agustinha Carvalho. Arte contemporânea: cartografias das narrativas poéticas com crianças e adultos na escola e no museu. 2018. 226f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Educação, Fortaleza (CE), 2018.
Resumo: A arquitetura desta tese foi constituída por cinco mapas entrecruzados por uma heterogeneidade de linhas teóricas que fazem interfaces com a abordagem histórico-cultural de Vigotski (2002, 1998), que considera a mediação cultural constitutiva do desenvolvimento humano; com a cartografia de Deleuze-Guattari (2011a, 2010), por pensar os processos de subjetivação de modo rizomático; e com a filosofia da linguagem, na vertente de Bakhtin (1995, 2011), que amplia a reflexão sobre a produção dos sentidos a partir dos conceitos de dialogismo e heteroglossia. O estudo dialoga também com a sociologia da infância, com os estudos de Sarmento (2008, 2004), Quinteiro (2002), Prout (2010) e outros autores que forneceram subsídios para a compreensão das culturas infantis e das interações entre as crianças, os adultos e os objetos artísticos. A pesquisa se ancora em Costa (2012) para pensar a dimensão da linguagem como criação lúdico-imaginária da criança, como uma produção discursiva multissemiótica na reedição do vivido; e em Salles (2004), que discute os processos artísticos como gestos inacabados. Esta pesquisa cartográfica tem como um dos objetivos compreender, via mediação educativa, como as crianças da Educação Infantil e os adultos dão sentidos às experiências com a arte contemporânea nos espaços escolar e museológico. A tese foi atravessada por quatro categorias empíricas: mediação educativa, narrativas lúdico-poéticas, fluxos mediacionais e experiência estética vivida na escola e no museu. Todas elas se inter-relacionam, numa conexão constituída por multiplicidades de linhas que se entrecruzam fazendo rizomas. A mediação educativa, sendo um modo de fazer expandido, abrange as demais categorias nos processos de interações. Ela é potencializadora de produção de conhecimento artístico, cultural, sensível e histórico para todos os envolvidos no processo de formação. Nesta tese, ela foi como um andaime na produção de sensibilidade e que acedeu à linguagem artística de crianças e adultos às obras de arte contemporânea.
Abstract: The architecture of this thesis was constituted by five maps interspersed by a heterogeneity of theoretical lines that interfaces with the historical-cultural approach of Vygotsky (2002, 1998), which considers cultural mediation constitutive of human development; with the cartography of Deleuze-Guattari (2011a, 2010), for thinking the processes of subjectivation rhizomatically; and with the philosophy of language in Bakhtin (1995, 2011), which extends the reflection on the production of the senses from the concepts of dialogism and heteroglossia. The study also deals with the sociology of childhood, with studies by Sarmento (2008, 2004), Quinteiro (2002), Prout (2010) and other authors who provided support for understanding children's cultures and interactions among children, adults and artistic objects. The research is anchored in Costa (2012) to think the dimension of language as playful-imaginary child's creation, as a multisemiotic discursive production in the reissue of the lived; and in Salles (2004), which discusses artistic processes as unfinished gestures. This cartographic research has as one of the objectives to understand, through educational mediation, how the children of Early Childhood Education and adults give directions to the experiences with contemporary art in the school and museological spaces. The thesis was crossed by four empirical categories: educational mediation, ludic-poetic narratives, mediational flows and aesthetic experience lived in the school and in the museum. All of them interrelate in a connection made up of multiplicities of lines that intersect each other by making rhizomes. Educational mediation, being an expanded way of doing, covers the other categories in the processes of interactions. It is a potentiator of the production of artistic, cultural, sensitive and historical knowledge for all those involved in the formation process. In this thesis, it was like a scaffold in the production of sensibility and it acceded to the artistic language of children and adults to the works of contemporary art.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39302
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