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Título: O programa de formação continuada para gestores escolares da CEFEB e seus efeitos nas escolas municipais do estado do Ceará
Autor(es): Oliveira, Gilson de Sousa
Orientador(es): Arrais Neto, Enéas de Araújo
Coorientador(es): Azul, Tânia Machado Serra
Palavras-chave: Reestruturação Capitalista
Reforma do Estado
Gestão Escolar Democrática
Formação Continuada
Data do documento: 2018
Citação: OLIVEIRA, Gilson de Sousa. O programa de formação continuada para gestores escolares da CEFEB e seus efeitos nas escolas municipais do estado do Ceará. 2018. 204f. - Tese (Doutorado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação, Fortaleza(CE), 2018.
Resumo: O presente estudo está situado no campo da gestão educacional e analisa a formação continuada dos dirigentes escolares da rede municipal do estado do Ceará, tendo como base o enfoque da gestão escolar a partir da legislação da educação vigente. Os esforços são envidados no sentido de averiguar quais foram as contribuições da Especialização em Gestão Escolar promovida pela Coordenadoria Estadual de Formação de Executivos Escolares para a Educação Básica (CEFEB), realizada em parceria com as Secretarias de Educação dos municípios do Grupo G1, entre os anos de 2010 a 2012. Desse modo, o objetivo deste estudo é investigar as possíveis contribuições dessa formação na melhoria da Educação Básica do estado do Ceará, em especial dos municípios pesquisados. A pesquisa desenvolveu-se numa perspectiva qualitativa e está pautada no método dialético de análise, onde a categoria contradição possibilita a apreensão da realidade em suas múltiplas determinações. Para responder à questão da pesquisa, foram utilizadas, dentre outras, as seguintes fontes: Antunes (2010 e 2013); Alves (2007); Harvey (1993); Mészáros (2002); Shiroma et al (2004); Peroni (2003); Behring (2008); Frigotto (2003), Libâneo (2003), Paro (1998, 2002, 2010 e 2014); Vasconcelos (1995); Lück (1997); Dourado (2002, 2007); Saviani (2006, 2008, 2009). O estudo evidenciou que o curso contribuiu para melhorar a educação básica cearense, mas foi decisivo para ampliar o nível cultural dos cursistas, especialmente dos gestores escolares atendidos por esse programa. Demonstrou que embora exista uma orientação geral no nível do discurso, materializado pela presença de elementos próprios das propostas neoliberais para a educação, prevalece na política educacional cearense um caráter fragmentário, que comporta avanços e retrocessos, caracterizados numa concepção de administração/gestão inconsistente, que no campo normativo oscila entre a gestão democrática e a administração gerencial.
Abstract: This study belongs to the field of educational management and analyzes the continuing education of school leaders of the municipal network of Ceará, based on the approach of school management, which is based on current education legislation. Efforts are made to find out the contributions of the Specialization in School Management promoted by the State Coordination of School Executives for Basic Education Training (CEFEB), carried out in partnership with the Secretary of Education of the municipalities of G1 Group between 2010 and 2012. Thus, the objective of this study is to investigate the possible contributions of this training in the improvement of Basic Education in the state of Ceará, in particular, in the cities surveyed. This research was developed in a qualitative perspective and it is based on the dialectical method of analysis, where the contradiction category allows the apprehension of reality in its multiple determinations. In order to answer the research question, the following sources were used, among others: Antunes (2010 and 2013); Alves (2007); Harvey (1993); Mészáros (2002); Shiroma et al (2004); Peroni (2003); Behring (2008); Frigotto (2003), Libâneo (2003), Paro (1998, 2002, 2010 and 2014); Vasconcelos (1995); Lück (1997); Dourado (2002, 2007); Saviani (2006, 2008, 2009). The study showed that the course contributed to improve Basic Education in Ceará, but it was decisive to increase the cultural level of the trainees, especially the school administrators attended by this program. It has shown that, although there is a general orientation at the level of discourse, materialized by the presence of specific elements of the neoliberal proposals for education, there is a fragmentary character in Ceará’s educational policy that includes advances and setbacks characterized by a conception of an inconsistent administration/management, which in the normative field oscillates between the democratic management and the managerial administration.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39575
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