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Title in Portuguese: Caracterização do desenvolvimento motor de crianças em vulnerabilidade social de uma creche filantrópica
Title: Characterization of motor development of children in social vulnerability of a philanthropic child day care center
Author: Gondim, Georgia de Melo Castro
Sá, Fabiane Elpídio de
Cardoso, Kátia Virgínia Viana
Advisor(s): Sá, Fabiane Elpídio de
Keywords: Desenvolvimento Infantil
Vulnerabilidade Social
Creches
Issue Date: 5-Dec-2018
Citation: GONDIM, G. M. C.; SÁ, F. E.; CARDOSO, K. V. V. Caracterização do desenvolvimento motor de crianças em vulnerabilidade social de uma creche filantrópica. 2018. Artigo (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O objetivo deste estudo foi caracterizar o desenvolvimento motor de crianças em vulnerabilidade social de uma creche filantrópica. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo transversal, realizada na Creche Aprisco. A população foi composta por 43 crianças de 2 e 3 anos de idade. Os instrumentos utilizados na coleta de dados foram a Escala de Desenvolvimento Motor (EDM) adaptada e a Classificação Social Internacional de Graffar (CSIG). A EDM foi adaptada de forma que foi atribuído um ponto para a criança que executou corretamente a atividade e zero para a que não executou. Foi utilizado o software IBM SPSS 20.0 para computar os dados e realizar o teste de Qui-Quadrado, visando investigar a associação entre o desenvolvimento motor e o nível de vulnerabilidade social dos participantes. Como resultados, a porcentagem de execuções corretas e atividades foi: motricidade grossa – 95,3%, motricidade fina – 90,7%, equilíbrio - 90, 7%, esquema corporal: mãos – 74,4%, esquema corporal: braços – 69,8% e organização espacial – 79,1%. Quanto aos resultados da lateralidade das mãos, olhos e pés, houve predomínio expressivo à direita para os três. Nos resultados da CSIG, 11,6% famílias enquadraram-se na Classe 2, 37,2% na Classe 3 e 51,2% na Classe 4. Nenhuma família atingiu as classes 1 ou 5. A associação entre a vulnerabilidade social e o desenvolvimento motor não foi considerada estatisticamente significativa. A expressiva maioria dos participantes conseguiu executar as atividades propostas e não houve crianças em situação de extrema vulnerabilidade social ou que correspondessem a uma situação de não-vulnerabilidade.
Abstract: The aim of this study was to characterize the motor development of children in social vulnerability of a philanthropic day care center. This is a quantitative cross-sectional survey carried out in Creche Aprisco. The population was composed by 43 2 and 3 years old children. The instruments used in the data collection were the Motor Development Scale (MDS) adapted and the International Social Classification of Graffar (ICSG). MDS was adapted so that one point was assigned for the child who performed the activity correctly and zero for the child who did not. IBM SPSS 20.0 software was used to compute the data and perform the Chi-Square test, aiming to investigate the association between motor development and the level of social vulnerability of participants. The percentage of correct executions and activities was: gross motor function - 95.3%, fine motor function - 90.7%, balance - 90, 7%, body diagram: hands - 74.4%, body diagram: arms - 69.8% and spatial organization - 79.1%. For laterality of hands, eyes and feet, there was an expressive predominance on the right side for the three variables. In the results of the ICSG, 11.6% of families were in Class 2, 37.2% in Class 3 and 51.2% in Class 4. No family reached classes 1 or 5. The association between social vulnerability and Motor development was not considered statistically significant. The expressive majority of the participants were able to carry out the activities and there were no children in situations of extreme social vulnerability or in non-vulnerability.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39640
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