Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39657
Title in Portuguese: A crença de auto eficácia em indivíduos com dor lombar crônica assistidos na atenção primária: estudo transversal
Author: Oliveira, Maíssa Helena de Sousa
Moraleida, Fabianna Resende de Jesus
Nunes, Ana Carla de Lima
Advisor(s): Moraleida, Fabianna Resende de Jesus
Co-advisor(s): Nunes, Ana Carla de Lima
Keywords: Dor Lombar
Pessoas com Deficiência
Medo
Auto Eficácia
Issue Date: 6-Dec-2018
Citation: OLIVEIRA, M. H. S.; MORALEIDA, F. R. J.; NUNES, A. C. L. A crença de auto eficácia em indivíduos com dor lombar crônica assistidos na atenção primária: estudo transversal. 2018. Artigo. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: A dor lombar, leva indivíduos ao afastamento das atividades laborais o que aumenta os transtornos, sendo considerada a causa principal de incapacidade em todo o mundo, recebendo influência dos fatores biopsicossociais, impacta as capacidades individuais desempenhadas na sociedade. Objetivo: Investigar a possível correlação entre a AE e a Incapacidade em indivíduos com DLC assistidos pela atenção primária em saúde. Métodos: 97 indivíduos acima de 18 anos foram avaliados. A incapacidade (Roland Morris – Br), Auto Eficácia (Auto Eficácia para Dor Crônica – AEDC), Intensidade da dor (Escala Numérica de Dor NRS) e mobilidade pelo teste de dedos ao chão. O teste de correlação de Spearman foi aplicado para identificar a correlação entre as variáveis selecionadas. Foi construído um modelo de regressão linear múltiplo, segundo o método STEPWISE, tendo como variável independente a variável AE, mensurada por AE total (AET) junto com possíveis fatores de confusão. Resultados: Identificou-se uma correlação negativa moderada (r = - 0,44 p = < 0,001) entre o Auto Eficácia e Incapacidade, e a incapacidade foi explicada parcialmente pela auto eficácia, mesmo na presença de fatores de confusão. Conclusão: O presente estudo viabiliza a compreensão do perfil de indivíduos com dor lombar crônica, bem como identificar a relevância dos fatores analisados permitindo melhoria no âmbito de atenção primária. Sugere-se que estudos futuros realizem um acompanhamento em longo prazo destes indivíduos para explorar o papel influenciador da AE na Incapacidade em indivíduos com DLC, e seu papel mediador durante abordagens fisioterapêuticas visando melhorar a incapacidade relacionada à dor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39657
Appears in Collections:FISIOTERAPIA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_mhsoliveira.pdf655,54 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.