Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39670
Title in Portuguese: Desenvolvimento de livreto educativo para o auto manejo de indivíduos com dor lombar crônica na atenção primária
Author: Silva, Saulo de Lima
Moraleida, Fabianna Resende de Jesus
Nunes, Ana Carla Lima
Advisor(s): Nunes, Ana Carla Lima
Keywords: Educação em Saúde
Dor Lombar
Autogestão
Atenção Primária à Saúde
Issue Date: 5-Dec-2018
Citation: SILVA, S. L.; MORALEIDA, F. R. J.; NUNES, A. C. L. Desenvolvimento de livreto educativo para o auto manejo de indivíduos com dor lombar crônica na atenção primária. 2018. Artigo. (Graduação em Fisioterapia) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Abstract in Portuguese: O estudo teve como objetivo desenvolver e descrever o processo metodológico para a elaboração de um livreto educativo para o auto manejo da dor lombar crônica (DLC) na atenção primária. Trata-se de uma pesquisa de caráter exploratório e descritivo, por meio do método Delphi, realizado em três rodadas, com painel composto por fisioterapeutas, médicos e pacientes. Inicialmente foi realizada uma revisão bibliográfica referente aos componentes da educação e aconselhamento para pacientes com DLC. O questionário foi enviado a cada rodada eletronicamente, e presencial para os pacientes, sendo as respostas registradas em formato de escala Likert. Em cada rodada, o consenso dos itens foi estabelecido por: classificação média ≥3,5 na escala Likert e porcentagem de concordância de 80%. Os temas selecionados na revisão nortearam a elaboração do questionário inicial. Na Rodada 1, o painel foi composto por 44 participantes, com questionário de 10 itens, sendo o consenso alcançado por 6 itens. Na Rodada 2 o painel foi composto por 29 participantes, com questionário de 13 itens, havendo consenso em 7 itens. A última rodada contou com 27 participantes, sendo o questionário composto por 19 itens; destes 12 alcançaram o consenso. Os temas desta rodada seguiram para a escrita e desenvolvimento do livreto que consta de temas referentes ao curso e estratégias ativas de cuidado da DLC. Um livreto educativo baseado em evidência, conselhos de experts em DLC e pacientes foi desenvolvido. O instrumento elaborado pode trazer benefícios para a população estudada, visto ser a educação para autogestão da saúde uma abordagem fundamental para indivíduos com DLC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39670
Appears in Collections:FISIOTERAPIA - Artigos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_slsilva.pdf281,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.