Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39756
Title in Portuguese: A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões
Title: The production of Distance Education Digital didactic material and its impact on teacher training: practices and reflection
Author: Rocha, Elizabeth Matos
Keywords: Material didático
Educação a Distância
Tecnologia digital
Formação docente
Issue Date: 2013
Publisher: Revista Educação em Perspectiva
Citation: ROCHA, Elisabeth Matos. A produção de material didático para a Educação a Distância e os impactos na formação docente: entre práticas e reflexões. Educação em Perspectiva, Viçosa (MG), v. 4, n. 2, p. 319-341, jul./dez. 2013.
Abstract in Portuguese: O contexto de produção do Material Didático (MD), no que confere à mídia e à mediação em cursos a distância representam fortes segmentos dessa modalidade educacional. Com base nisso, este artigo discute a produção do MD no rol de complexidades inerentes à linguagem digital estruturante da cultura da produção colaborativa em mídia convergente e os impactos gerados na formação docente. Conclui-se que o trabalho em rede, em mídia convergente, rompe com um sistema de representação particular de produção intelectual e mostra que o principal desafio a ser superado, sobretudo por parte do professor-autor, consiste em saber lidar com a ampliação das interações humanas numa relação simultânea de espaço e tempo em espaço digital.
Abstract: The production of Didactic Material (MD), regarding media and mediation in distance learning courses, is a great concern for this learning modality. Therefore, this article includes the production of digital content in the list of complexities inherent to digital language, which creates the culture of collaborative production in convergent media. This work also deals with its impacts on teacher training. Thus, we conclude that networking in convergent media breaks with a system of representation of particular intellectual production and shows that the main challenge to be overcome - especially by teachers/authors, is to deal with the expansion of human interactions in a simultaneous relationship of space and time in the digital space.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39756
ISSN: 2178-258X
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_emrocha.pdf1,04 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.