Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39758
Title in Portuguese: Saberes da docência universitária na percepção de professores da educação básica
Other Titles: Conocimiento de la enseñanza universitaria en la percepción de los maestros de la educación básica
Title: Knowledge of university teaching in the perception of teachers of basic education
Author: Vieira, Hamilton Perninck
Therrien, Jacques
Castro, Francisco Mirtiel Frankson Moura
Keywords: Saberes da docência universitária
Formação de professores
Educação básica
Issue Date: 2017
Publisher: Revista Educação em Perspectiva
Citation: VIEIRA, Hamilton Perninck; THERRIEN, Jacques; CASTRO, Francisco Mirtiel Frankson Moura. Saberes da docência universitária na percepção de professores da educação básica. Revista Educação em Perspectiva, Viçosa (MG), v. 8, n. 2, p. 267-285, maio/ago. 2017.
Abstract in Portuguese: O estudo discute percepções de professores da rede municipal pública de ensino fundamental sobre os saberes da docência universitária, explicitados na prática profissional de docentes de cursos de licenciatura. A metodologia adotada, pautada em abordagem qualitativa, foi promovida via pesquisa de campo e realizada com suporte em questionários semiestrutados. A amostra dos sujeitos foi composta de doze professores de uma escola da rede municipal de Fortaleza, Ceará, no ano de 2015. Os achados de pesquisa apontam que ser profissional da educação não se reduz ao domínio de uma área da Ciência, mas também requer conhecer os caminhos de mediação pedagógica deste saber junto aos educandos na relação entre a teoria e a prática. Para tanto, é salutar que o professor universitário tenha respaldo na realidade da educação básica, a fim de que possa mediar a formação para a docência no contexto da práxis pedagógica.
Abstract: The study discusses the perceptions of teachers of the municipal public elementary school network on the knowledge of university teaching, explained in the professional practice of teachers of undergraduate courses. The adopted methodology, based on a qualitative approach, was promoted through field research and carried out with support in semi-structured questionnaires. The subjects' sample was composed of twelve teachers from a school in the city of Fortaleza, Ceará, in the year 2015. The research findings point out that being a professional in education is not limited to the domain of an area of science, but also requires knowing The paths of pedagogical mediation of this knowledge among learners in the relationship between theory and practice. Therefore, it is salutary that the university professor has support in the reality of basic education, so that it can mediate training for teaching in the context of pedagogical praxis.
Abstract in Spanish: El estudio discute las percepciones de los profesores de una escuela pública municipal de la enseñanza básica acerca del conocimiento de la docencia que los maestros universitarios explicitan en la práctica profesional en cursos de grado. En este contexto, son desarrolladas aproximaciones teóricas y metodológicas al alcance de la educación básica hasta la enseñanza universitaria desde la perspectiva de la pedagogía universitaria. La metodología utilizada, basada en un enfoque cualitativo, fue promovida a través de la investigación de campo y llevó a cabo con el apoyo de cuestionarios semiestructurados. La muestra de sujetos consistió en doce profesores de una escuela municipal en Fortaleza, Ceará, en el año de 2015. Los resultados de la investigación apuntan que el profesional de la educación no se limita al dominio de un área de la ciencia, como también, requiere el conocimiento de las formas de mediación pedagógica juntamente con los alumnos en
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39758
ISSN: 2178-258X
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017_art_jtherrien.pdf620,3 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.