Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/39948
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Reformas educacionais no contexto pós-golpe de 2016
Título(s) alternativo(s): Reformas educacionales en el contexto posgolpe de 2016
Título em inglês: Educational reforms in the context after the coup of 2016
Autor(es): Castro Neta, Abília Ana de
Cardoso, Berta Leni Costa
Nunes, Claudio Pinto
Palavras-chave: Reformas educacionais;Golpe parlamentar;Educação
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: CASTRO NETA, Abília Ana de; CARDOSO, Berta Leni Costa; NUNES, Claudio Pinto. Reformas educacionais no contexto pós-golpe de 2016. Revista Educação em Debate, Fortaleza (CE), ano 40, n.77, p. 162-174, set./dez. 2018.
Resumo: Fundamentado no materialismo histórico-dialético, a finalidade do presente estudo é refletir acerca das implicações do golpe parlamentar de 2016 sobre o sistema educacional brasileiro e seus desdobramentos decorrentes das reformas educacionais. A democracia brasileira conquistada após a ditadura militar, e consolidada pela Constituição de 1988, sofreu um golpe com proporções inimagináveis para a nação. Por meio do impeachment da presidenta Dilma Rousseff e a derrubada do governo democraticamente eleito pelo povo, o golpe se concretizou. A partir disso, um novo modelo de administração foi estruturado, representando os interesses capitalistas. Diversas ações direcionadas ao sistema educacional brasileiro vêm sendo implementadas arbitrariamente e em parceria com os grupos que representam o capital. Assim, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Reforma do Ensino Médio e a Escola Sem Partido (ESP) são projetos colocados em evidência após o golpe. Por outro lado, a teoria educacional marxista tem impulsionado debates e gerado propostas e práticas pedagógicas como estratégia de superação/emancipação social e formação política. Com base nos pressupostos marxistas, é necessário romper com as pedagogias escolares que não estão de acordo com os interesses da maioria da população. Da mesma forma, é necessário elaborar outras perspectivas de ação na educação que atendam às aspirações de uma sociedade livre e democrática.
Abstract: Based on dialectical historical materialism, the purpose of this study is to reflect on the implications of the 2016 parliamentary coup on the Brazilian educational system and its consequences arising from educational reforms. The Brazilian democracy conquered after the military dictatorship and, consolidated in the 1988 constitution, suffered a coup with unimaginable proportions for the nation. Through the impeachment of President Dilma Rousseff, and the overthrow of the democratically elected government by the people, the coup took effect. From this, a new model of administration was structured, representing capitalist interests. Several actions directed to the Brazilian educational system have been implemented arbitrarily and in partnership with the groups that represent the capital. Thus, the National Curricular Common Base (NCCB), the High School Reform, and the No- Match School (NMS) are projects highlighted after the coup. On the other hand, the Marxist educational theory has promoted debates and generated pedagogical proposals and practices as a strategy of social overcoming/emancipation and political formation. On the basis of Marxist presuppositions it is necessary to break with school pedagogies that are not in accordance with the interests of the majority of the population. In the same way, it is necessary to elaborate other perspectives of action in education that meet the aspirations of a free and democratic society.
Resumen: Fundamentado en el materialismo histórico dialéctico, la finalidad del presente estudio es reflexionar acerca de las implicaciones del golpe parlamentario de 2016 sobre el sistema educativo brasileño y sus desdoblamientos derivados de las reformas educativas. La democracia brasileña conquistada después de la dictadura militar y, consolidada en la constitución de 1988, sufrió un golpe con proporciones inimaginables para la nación. Por medio del impeachment de la presidenta Dilma Rousseff, y el derrocamiento del gobierno democráticamente elegido por el pueblo, el golpe se concretó. A partir de eso, un nuevo modelo de administración fue estructurado, representando los intereses capitalistas. Diversas acciones dirigidas al sistema educativo brasileño han sido implementadas arbitrariamente y en asociación con los grupos que representan el capital. Así, la Base Nacional Común Curricular (BNCC), la Reforma de la Enseñanza Secundaria y la Escuela Sin Partido (ESP) son proyectos colocados en evidencia después del golpe. Por otro lado, la teoría educativa marxista ha impulsado debates y generado propuestas y prácticas pedagógicas como estrategia de superación/emancipación social y formación política. Con base en los presupuestos marxistas, es necesario romper con las pedagogías escolares que no están de acuerdo con los intereses de la mayoría de la población. De la misma forma, es necesario elaborar otras perspectivas de acción en la educación que atiendan a las aspiraciones de una sociedad libre y democrática
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/39948
ISSN: 0102-1117 (impresso)
2526-0847 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_art_aacastronetablccardoso.pdf232,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.