Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40082
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Horácio Dídimo e o epigrama recriado
Autor(es): Medeiros, Francisco Roberto Silveira de Pontes
Palavras-chave: Horácio Dídimo;Epigrama
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes. Horácio Dídimo e o epigrama recriado. In: OLIVEIRA, Cintya Kelly Barroso; SILVA, Fernanda Maria Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Horácio Dídimo em estudo. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2018. p. 195-208.
Resumo: A título de introdução deve ser dito que, etimologicamente, o termo epigrama é de origem grega, significando seu primeiro elemento mórfico, epi, sobre; e o segundo, gramma, escrito. Conforme a tradição poética, epigramas eram inscrições colocadas sobre jazigos, monumentos, esculturas, medalhas e moedas, entre outras coisas, em verso ou prosa, com a finalidade de perpetuar um acontecimento digno de registro ou chamar atenção para uma vida notável.[...]Modernamente, o epigrama retoma sua possibilidade irônica e satírica, sendo este o caso de Horácio Dídimo, que o usa para obter textos de cunho político, gnômico, paródico, humorístico e fabulístico com certa freqüência. Portanto, o objetivo aqui proposto não é outro senão examinar a obra de um dos melhores poetas do Grupo SIN de Literatura, que é, no Ceará, o mais expressivo núcleo da Geração 60 da lírica brasileira, para nela ver uma retomada da tradição, ou seja, do epigrama recriado ao sopro do que é atual.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40082
ISBN: 978-85-420-1244-6
Aparece nas coleções:PPGLE - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_frspmedeiros.pdf5,46 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.