Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40097
Tipo: Dissertação
Título: Análise de situação de resíduos sólidos do distrito de Mundaú, Município de Trairi-Ce: Contribuição ao estudo de possíveis soluções técnicas de âmbito administrativo.
Autor(es): Tandazo, Ernesto Martin Tello
Orientador: Menor, Eldemar de Albuquerque
Palavras-chave: Gestão de RSU;Saneamento básico;Composição gravimétria;Distrito de Mundaú
Data do documento: 2017
Citação: TANDAZO, Ernesto Martin Tello. Análise de situação de resíduos sólidos do distrito de Mundaú, Município de Trairi-Ce: Contribuição ao estudo de possíveis soluções técnicas de âmbito administrativo. 2017. 60 f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumo: O presente estudo é uma proposta de solução que analisa e diagnostica a situação atual concernente à gestão e disposição final dos resíduos sólidos, na comunidade do distrito de Mundaú, Município de Trairi, estado de Ceará. Nele, determinou-se que a proposta de solução para a disposição final dos resíduos sólidos é a construção de uma estação de tratamento de resíduos sólidos (ETRS), a ser administrada pelo município de Trairi, envolvendo os outros distritos que fazem parte do município. A determinação da composição gravimétrica dos RSU deu-se através de quarteamento, procedimento utilizado para se obter uma amostra média significativa de um volume ou massa total deste. As soluções foram propostas do ponto de vista da preservação do meio ambiente, em um quadro de sustentabilidade e desenvolvimento social para as pessoas do distrito de Mundaú. Na conclusão, foram expressas as perspectivas do reaproveitamento dos Resíduos Sólidos, a relevância do trabalho para tomada de decisões estratégicas no gerenciamento destes. Mediante informações produzidas para a elaboração da política de Resíduos Sólidos no distrito de Mundaú. Este estudo tem como objetivo promover o reaproveitamento desses Resíduos Sólidos tratados, sob a óptica do desenvolvimento sustentável, seguido de recomendações e sugestões.
Abstract: El presente estudio es una propuesta de solución que analiza y diagnóstica la situación actual con respecto a la gestión y disposición final de los Residuos Sólidos, en el distrito de Mundaú perteneciente al Municipio de Trairi, en el estado de Ceará. El estudio determinó que la propuesta de solución para la disposición final de los Residuos Sólidos (R.S) debería de ser la implementación de una Planta de tratamiento de Residuos Sólidos (PTRS) a ser administrada por el municipio de Trairi envolviendo la participación de los otros distritos que forman parte de este municipio. Seguidamente para determinar la gravimetría de los RSU se aplicó la metodología de cuarteamiento, procedimiento utilizado para obtener una muestra media significativa de un volumen o masa total. Las soluciones fueron propuestas desde el punto de vista de la preservación del medio ambiente, enmarcados en la sustentabilidad y desarrollo social de los habitantes del distrito de Mundaú. En la conclusión, fueron expresadas las perspectivas de reaprovechamiento de R.S, así como la relevancia del trabajo para la toma de decisiones estratégicas en el gerenciamiento de los R.S, mediante las informaciones producidas que pueden contribuir en la elaboración de políticas tanto para la gestión de los R.S en el distrito de Mundaú. Con el objetivo de promover el reaprovechamiento de los R.S ya tratados, sobre la óptica del desarrollo sustentable, seguido de recomendaciones y sugestiones.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40097
Aparece nas coleções:PRODEMA - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_dis_emttandazo.pdf235,61 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.