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Tipo: Capítulo de Livro
Título: O diabo medieval e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do padre José de Anchieta: Auto da Pregação Universal
Autor(es): Lima, Francisco Wellington Rodrigues
Palavras-chave: Diabo medieval;Teatro Quinhentista;Padre José de Anchieta;Auto da Pregação Universal;Teoria da Residualidade
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: LIMA, Francisco Wellington Rodrigues. O diabo medieval e seus aspectos residuais no teatro quinhentista do padre José de Anchieta: Auto da Pregação Universal. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 159-172.
Resumo: O teatro medieval trouxe à cena a representação do Diabo e a do Inferno. O Mal, através das artes cênicas, difundia-se com maior eficiência na mente do povo cristão e, cada vez mais, o pensamento católico cristão se firmava na sociedade medieval. As peças teatrais mostravam representações pavorosas e risíveis na tentativa de figurar o Mal.[...] Foi esse pluralismo diabólico que se projetou na sociedade cristã medieval, através do teatro, e serve de subsídio para o desenvolvimento do presente artigo, uma vez que este transcorrerá em torno de uma das obras mais contundentes do Padre José de Anchieta: o Auto da Pregação Universal. Para tanto, buscamos fundamentação na Teoria da Residualidade Literária e Cultural, elaborada e sistematizada por Roberto Pontes, visando assim, entender a projeção residual do Diabo no teatro quinhentista brasileiro.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40146
ISBN: 978-85-420-0492-2
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