Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40171
Title in Portuguese: A poesia residual dos inconfidentes
Author: Soares, Jéssica Thais Loiola
Keywords: Arcadismo brasileiro
Idade Média
Teoria da Residualidade
A poesia dos inconfidentes
Issue Date: 2015
Publisher: Expressão Gráfica e Editora
Citation: SOARES, Jéssica Thais Loiola. A poesia residual dos inconfidentes. In: MEDEIROS, Francisco Roberto Silveira de Pontes; MARTINS, Elisabeth Dias (orgs.). Residualidade ao alcance de todos. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2015. p. 287-299.
Abstract in Portuguese: Quando falamos de Arcadismo brasileiro, pensamos num período acentuadamente racionalista, de retorno aos moldes clássicos, de contenção dos sentimentos. De fato, tudo isso está nos manuais de literatura como características da citada estética. No entanto, se examinarmos um pouco mais atentamente cada poema dos autores mais representativos desse período, e pelo menos, no que tange à poesia lírica, compreenderemos que, na prática, a literatura árcade apresenta-se de maneira bem diferente daquela pela qual é costumeiramente considerada. Neste trabalho, analisaremos seis poemas de dois poetas do Arcadismo brasileiro, mais especificamente, dois poetas da Inconfidência, os mais representativos, a saber: Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga. Denominamos esses poetas de inconfidentes a partir da expressão de Domício Proença Filho usada como título do livro A poesia dos inconfidentes, que inclui também Alvarenga Peixoto, não selecionado para esta pesquisa devido ao caráter diminuto de sua obra. Do livro organizado por Domício Proença Filho, provém igualmente o título da nossa pesquisa.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40171
metadata.dc.type: Capítulo de Livro
ISBN: 978-85-420-0492-2
Appears in Collections:DLIT - Capítulos de livro

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_capliv_jtlsoares.pdf4,83 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.