Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40208
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Gasto público como indicador de desempenho para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
Autor(es): Simões, Lincon Rodrigues Dias
Rodrigues, Maxweel Veras
Palavras-chave: Avaliação de desempenho;Patrimônio público;Instituições Federais de Ensino Superior (IFES)
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: SIMÕES, Lincon Rodrigues Dias; RODRIGUES, Maxweel Veras. Gasto público como indicador de desempenho para as Instituições Federais de Ensino Superior (IFES). In: ANDRIOLA, Wagner Bandeira (org). Faroleiros da educação: lançando luzes sobre o ensino superior. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p. 165-89.
Resumo: A avaliação de desempenho, que favorece a ocorrência de melhorias nos serviços prestados e propicia o atendimento às exigências de transparência das ações dos gestores do patrimônio público, mostra-se um importante instrumento para o exercício do controle social sobre a gestão pública, assim como uma ferramenta estratégica para a própria administração. No que diz respeito às Instituições Federais de Ensino Superior (IFES), são escassas as pesquisas que tenham o gasto público como componente da avaliação de desempenho dessas organizações. Considerando que o volume dos gastos realizados pelo conjunto das IFES, em 2009, segundo dados do Portal da Transparência, Brasil (2010), ultrapassou a cifra de dezenove bilhões de reais e as frequentes críticas à eficiência das universidades federais, evidencia-se a relevância de estudos que investiguem a relação entre os gastos por elas realizados e os seus resultados.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40208
ISBN: 978 85 7282 495 8
Aparece nas coleções:POLEDUC - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_capliv_lrdsimoes.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.