Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40309
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Airton Monte: o homem e a obra sob o prisma da criação literária
Autor(es): Oliveira, Cintya Kelly Barroso
Rocha, Francisca Solange Mendes da
Palavras-chave: Monte, Airton, 1949-2012;Literatura cearense;Crônicas;Literatura brasileira
Data do documento: 2017
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: OLIVEIRA, Cintya Kelly Barroso; ROCHA, Francisca Solange Mendes da. Airton Monte: o homem e a obra sob o prisma da criação literária. IN: SILVA, Fernanda Maria Diniz da; SOUSA, Alexandre Vidal de; SILVA, Fernângela Diniz da; LIMA, Francisco Wellington Rodrigues (orgs.). Percursos da literatura no Ceará. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2017. p. 77-87.
Resumo: Antonio Airton Machado Monte veio ao mundo a 16 de maio de 1949, numa madrugada de temporal, entre raios e trovões, no Solar dos Montes, localizado no bairro do Benfica. Porque nasceu com cordão umbilical enlaçando o pescoço feito uma forca, recebeu o Antonio em seu nome para que não corresse o risco de morrer afogado, superstição antiga . • a rua D. [erônimo nasceu e cresceu, passando a maior parte de sua existência no bairro, com o qual mantinha uma relação quase fraternal. Mesmo quando saiu do Benfica, continuou em suas cercanias: Gentilândia, Otávio Bonfim e Parque Araxá. Airton Monte foi alfabetizado em casa por sua avó paterna D. Maroca, concluindo o curso primário no Grupo Escolar Rodolfo Teófilo. Recebeu educação marista no Colégio Cearense Sagrado Coração, onde fez o ginasial e as suas primeiras incursões literárias através do Grêmio Estudantil José de Alencar, que à época era responsável pela edição da revista Verdes Mares. No Colegial, o então estudante do Colégio Padre Champagnat, ao mesmo tempo em que se preparava para o vestibular, participava do Clube dos Poetas Cearenses, cuja direção ficava a cargo de Carneiro Portela. Em 1970, ingressa na Universidade Federal do Ceará no curso de Farmácia, abandonado no ano seguinte quando passou para Medicina no vestibular da mesma instituição, especializando-se em Psiquiatria.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40309
ISBN: 978 85 420 1011 4
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_capliv_ckboliveirafsmrocha.pdf4,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.