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Tipo: Dissertação
Título: Valores associados à compra de automóvel por jovens no Ceará: um estudo sob a ótica da cadeia de meios-fim
Autor(es): Nunes, Natália de Sena
Orientador: Murakami, Luiz Carlos
Palavras-chave: Comportamento do consumidor;Jovem;Setor automotivo;Valores
Data do documento: 2010
Citação: NUNES, Natália de Sena. Valores associados à compra de automóvel por jovens no Ceará: um estudo sob a ótica da cadeia de meios-fim. 2010. 123 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza, 2010.
Resumo: As empresas vêem crescer a importância do cliente para o mercado, um cliente cada vez mais exigente e que percebe as possibilidades de escolha que o mercado lhe oferece, inclusive quando se trata do setor automotivo. Esse setor enfrenta um ambiente competitivo e, portanto, precisa implementar estratégias de diferenciação, para que o consumidor prefira uma empresa em detrimento a outra. Para conseguir atingir o seu objetivo, as organizações devem criar estratégias, que podem ser através da segmentação, diante disso, um segmento importante a ser trabalhado é o segmento jovem, que tem necessidades e desejos a serem atendidos, que são grandes influenciadores dentro do lar e que tem como sonho de consumo: o automóvel. Para conquistar esse público, porém, deve-se buscar entender o que os motiva a adquirir um veículo, quais são os valores por trás da compra de um determinado automóvel para que a empresa possa oferecer realmente um carro que o cliente procura. Esse, portanto, é o objetivo desta pesquisa. Para tanto, se faz necessário um estudo que vá além da superficialidade, uma pesquisa de natureza qualitativa. Essa pesquisa é analisada sob a ótica da teoria de meios-fim, tão importante para a identificação de atributos, consequências e valores envolvidos na relação do jovem e o automóvel. E, para se conseguir alcançar os objetivos desse estudo, utilizou-se como método as entrevistas em profundidade através da técnica laddering. A pesquisa foi realizada numa amostra de 30 jovens no Ceará entre 18 e 24 anos que possuem veículo próprio e que escolheram seu veículo no momento da compra. As entrevistas aconteceram no período de outubro a dezembro de 2009. Os resultados apontam para a predominância do domínio individualista sob a perspectiva de Schwartz, onde os principais valores destacados foram: bem-estar (sentir-se bem), segurança, satisfação, preocupação com o futuro e qualidade de vida.
Abstract: The companies see the growing importance of the customer to the market, a customer is demanding more and more and realize that the choices the market offers, especially when it comes to the automotive sector. This sector faces a competitive environment and therefore need to implement strategies of differentiation for the consumer to prefer one company over the other. To achieve your goal, organizations must develop strategies which can be done by segregating the targeted market, an important segment to be worked on is the youth segment, which has needs and desires to be met, who are major influencers at home and whose dream of consumption is: the automobile. To capture this audience, however, we should try to understand what motivates them to buy a vehicle, what are the values behind the purchase of a particular car, for the company to offer the product that the customer demand. This is, then, the goal of this research. Therefore, it is necessary a study that goes beyond the superficiality, a qualitative research. This research is analyzed from the perspective of the Means-End Chain Theory, so important for the identification of attributes, consequences and values involved in the relationship between the young and the car. And to achieve the objectives of this study it was used the method of in-depth interviews through the laddering technique. The survey was conducted on a sample of 30 young people in Ceará between 18 and 24 who have their own cars and have chosen their vehicle at the time of purchase. The interviews took place from October to December 2009. The results indicate the predominance of individualistic field from the perspective of Schwartz, where the core values highlighted were: well-being (feeling well), safety, enjoyment, worry about the future and quality of life.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40322
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