Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40424
Tipo: Capítulo de Livro
Título: A caracterização genérica dos editorais praticados pelo Jornal do Brasil e pelo Clarín nos séculos XX e XXI
Autor(es): Irineu, Lucineudo Machado
Sousa, Maria Margarete Fernandes de
Palavras-chave: Caracterização genérica dos editoriais;Jornal do Brasil;Clarín;Latinicidade
Data do documento: 2018
Instituição/Editor/Publicador: Pontes Editores
Citação: IRINEU, Lucineudo Machado. A caracterização genérica dos editorais praticados pelo Jornal do Brasil e pelo Clarín nos séculos XX e XXI. IN: SOUSA, Maria Margarete Fernandes de; LEAL, Abniza Pontes de Barros; SILVA, Luciene Helena da; IRINEU, Lucineudo Machado (Orgs.). Gêneros: do texto ao discurso. Campinas, SP: Pontes Editores, 2018. p. 147-162.
Resumo: Este artigo é um recorte de tese de doutorado (IRINEU,2014) que investigou a trajetória histórica do ethos que os enunciadores dos jornais do Brasil e do Clarín projetaram em editoriais publicados no Brasil e na Argentina que tratam de temas da latinidade da América Latina, no período de 1945 a 2014. Assim, neste artigo, revisitamos alguns conceitos centrais que julgamos necessários à caraterização genérica dos editoriais praticados pelos referidos periódicos nos séculos XXe XXI,a partir dos postulados seminais de Bakhtin (1997 [1953]) e Maingueneau (2008), dentre outros teóricos e pensadores que se debruçaram sobre o estudo destas formas relativamente estáveis de enunciados que compõem o sistema simbólico de interação nas mais diversas esferas da atividade humana. Tal caracterização se ancora em categorias como instituições, enunciadores, ritos genéricos etc., elencadas na referida tese de doutorado, defendida em 2014, no Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Ceará. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40424
ISBN: 978 85 2170031 9
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_capliv_lmirineummfsousa.pdf7,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.