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Title in Portuguese: O uso do resíduo pedra Cariri como material alternativo para aplicação em camadas granulares de pavimentos
Author: Oliveira, Diego Bandeira de
Advisor(s): Barroso, Suelly Helena de Araújo
Keywords: Transportes
Resíduos sólidos
Pavimentos
Cariri stone
Residue
Paving
Issue Date: 31-Oct-2016
Citation: OLIVEIRA, D. B. de. O uso do resíduo pedra Cariri como material alternativo para aplicação em camadas granulares de pavimentos. 2016. 111 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Abstract in Portuguese: A crescente preocupação com o meio ambiente e a autossustentabilidade tem incentivado várias pesquisas na área da pavimentação para incorporação de resíduos em suas diversas camadas. A disposição final dos resíduos sólidos, sem um gerenciamento apropriado, acarreta a poluição do solo, do ar e de recursos hídricos, podendo resultar em danos aos seres humanos e ao meio ambiente. A lei 12.305/2010 institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Brasil e demonstra a preocupação com esse problema. Na Região Metropolitana do Cariri (RMC) há um polo mineral nas cidades de Nova Olinda e Santana do Cariri que comercializa uma rocha ornamental chamada Pedra Cariri. A Pedra Cariri é um calcário laminado, de cor amarelada ou azulada, utilizado na construção civil como piso e revestimento. O Resíduo Pedra Cariri (RPC) foi estudado no presente trabalho em função da potencialidade do seu uso na pavimentação e da sua considerável quantidade acumulada que é de cerca de 1 milhão de m3. O objetivo deste trabalho foi investigar a viabilidade técnica e de custos do emprego do RPC como material alternativo em camadas granulares de pavimentos. Para tanto, dividiu-se a pesquisa em quatro etapas. Na primeira etapa foi investigada a estabilização granulométrica de dois solos da RMC com o RPC, sendo verificado que as misturas podem ser usadas para sub-base de pavimentos e que o RPC puro possui elevada resistência natural. Na segunda etapa, foi realizada a avaliação do RPC puro e encaixados nas faixas granulométricas A, B, C e D do DNIT de modo que foram selecionadas as duas melhores curvas do RPC para estabilização com cimento. A terceira etapa constou da estabilização química com cimento das duas melhores misturas, definidas na segunda etapa, para se investigar a melhoria do comportamento mecânico do RPC puro. Na quarta etapa, realizou-se o dimensionamento empírico e mecanístico-empírico de pavimentos com RPC, bem como foi realizada a análise técnica e de custos. Os resultados experimentais apresentados mostraram que o Resíduo Pedra Cariri se mostrou viável tecnicamente e economicamente para construção de camadas granulares dos pavimentos.
Abstract: The growing preoccupation with the environment and the self-sustainability have encouraged many researches in the paving area for adding residues in its different layers. The final disposition of the residues, with no proper management, causes the pollution of air, soil and hydro resources, which may result in damage to human beings and environment. The law 12.305/2010 instituted the National Policy of Solid Waste in Brazil and it shows the concern with the issue. In Metropolitan Region of Cariri (MRC), located to the south of Ceará, Brazil, there is a mineral pole in the cities of Nova Olinda and Santana do Cariri that commercializes an ornamental rock whose name is Cariri Stone. The Cariri Stone Residue (CSR) was studied at the present research due to the potentiality of its use in paving and to its considerable accumulated quantity, over 1 million m³. Cariri Stone is a laminated calcareous in yellowish or bluish color. It is used for civil construction as floor and coating for walls. The objective of this research was to investigate the technical and costing viability of applying the CSR as alternative material in granular layers of pavements. So, the research was divided in four stages. On the first stage, it was investigated the granulometric stabilization of two soils from MRC with the CSR, it was verified that these mixtures can be used for pavement sub-base layers and that the pure CSR has high natural resistance. On the second stage, it was performed an evaluation of pure CSR and the CSR fitted in the A, B, C and D granulometric zones of DNIT, selecting the two best curves of CSR. The third stage was to make a chemical stabilization with cement of the two best mixtures, defined on the second stage, to verify the improvement in mechanical behavior of pure CSR. On the fourth stage, it was carried out the empirical and mechanistic-empirical dimensioning of pavements with CSR, as well as it was performed the technical and costing analysis. The presented experimental results showed that the Cariri Stone Residue is technically and economically viable to construction of pavement granular layers.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40464
metadata.dc.type: Dissertação
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