Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40516
Tipo: Dissertação
Título: O uso didático de experimentos de baixo custo nas aulas de química do ensino médio nas extensões escolares do município de Itapipoca-CE – estudo de caso
Título em inglês: The didactic use of low-cost experiments in high school chemistry classes in the Itapipoca-CE school extensions - case study
Autor(es): Lima, Marcelo de Barros
Orientador: Magalhães, Antônio Carlos
Palavras-chave: Material alternativo;Extensão escolar;Aprendizagem
Data do documento: 2018
Citação: LIMA, Marcelo de Barros. O uso didático de experimentos de baixo custo nas aulas de química do ensino médio nas extensões escolares do município de Itapipoca-CE – estudo de caso. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Centro de Ciências, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018
Resumo: O ensino de ciências da natureza (Biologia, Física e Química) há muito tempo é objeto de discussão em trabalhos e eventos científicos promovidos por estudiosos do assunto. Existe um consenso de que não é uma atividade fácil e que necessita de ferramentas eficientes para promover uma educação atraente para um público cada vez mais desestimulado. Uma das ferramentas para incentivar a aprendizagem em Química é o uso de atividades experimentais. Apesar dos investimentos feitos na educação brasileira algumas escolas ainda não disponibilizam de laboratórios de ciências. Entretanto, para essas escolas que ainda enfrentam esse problema, os professores podem inserir em suas aulas, atividades experimentais usando materiais alternativos. Este trabalho trata-se de uma pesquisa exploratória, que teve como objetivo trabalhar conteúdos de Química em turmas de 2º ano do Ensino Médio através de experimentos, usando materiais de fácil acesso em uma extensão escolar (anexo) no município de Itapipoca – CE. O Trabalho consistiu na aplicação de três experimentos sobre Termoquímica, Cinética e Equilíbrio Químico, conteúdos programados no livro didático do aluno. A avaliação foi feita através de dois questionários sendo um antes e outro após a realização dos experimentos. A partir dos resultados obtidos nos questionários aplicados aos alunos as atividades experimentais foram avaliadas como uma estratégia pedagógica eficiente a serem realizadas nas aulas de Química. No final deste trabalho foi construído como produto educacional um material didático na forma de apostila contendo dez (10) experimentos de Química abordando assuntos de Físico-Química e Química Analítica, utilizando reagentes alternativos, para que possa servir de suporte pedagógico aos professores de Química que trabalham nas extensões escolares. Essa pesquisa possibilitou aos alunos da escola pesquisada a participarem de atividades experimentais, onde foi possível estimular a curiosidade despertando sua capacidade reflexiva. Muitos desses alunos estavam participando de uma atividade experimental pela primeira vez, isso foi um fator motivador para aumentar a participação e portanto melhorar a aprendizagem do conteúdo abordado na aula.
Abstract: The teaching of natural sciences (Biology, Physics and Chemistry) has long been the subject of discussion in scientific works and events promoted by scholars of the subject. There is a consensus that it is not an easy activity and that it needs efficient tools to promote an education that is attractive to an increasingly discouraged public. One of the tools to encourage learning in chemistry is the use of experimental activities. Despite the investments made in Brazilian education, some schools do not yet have science labs available. However, for these schools that still face this problem, teachers can introduce experimental activities using alternative materials into their classes. This work is an exploratory research that had as objective to work Chemistry contents in 2nd grade classes of high school through experiments, using materials of easy access in a school extension (annex) in the municipality of Itapipoca - CE. The work consisted in the application of three experiments on Thermoquímica, Kinetics and Chemical Equilibrium, contents programmed in the didactic book of the student. The evaluation was done through two questionnaires, one before and the other after the experiments. From the results obtained in the questionnaires applied to the students the experimental activities were evaluated as an efficient pedagogical strategy to be carried out in the Chemistry classes. At the end of this work, a didactic material in the form of an apostille containing ten (10) Chemistry experiments addressing subjects of Physical Chemistry and Analytical Chemistry was used as an educational product, using alternative reagents, so that it could serve as a pedagogical support to the Chemistry teachers who work in school extensions. This research allowed the students of the researched school to participate in experimental activities, where it was possible to stimulate curiosity by awakening their reflective capacity. Many of these students were participating in an experimental activity for the first time, this was a motivating factor to increase participation and therefore improve the learning of the content addressed in the class.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40516
Aparece nas coleções:ENCIMA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_mblima.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
2019_pe_mblima.pdf877,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.