Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4053
Título: Dinâmica da pesca de lagostas no Ceará
Autor(es): Paiva, Melquíades Pinto
Palavras-chave: Lagosta - Pesca - Ceará
Data do documento: 1965
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: PAIVA, M. P. (1965)
Resumo: Na prática, a exploração lagosteira no Brasil se restringe à sua região nordestina, Desde o seu início, no ano de 1955, vem se caracterizando como o principal centro de desenvolvimento das pescas marítimas na região, propiciando o aparecimento de inúmeras indústrias, atraindo a iniciativa privada para investimentos de capitais progressivamente crescentes. No nordeste brasileiro, a pesca das lagostas tem apresentado maior desenvolvimento no Estado do Ceará, que ocupa uma indiscutível liderança em volume de produção. Ao longo da costa do Estado do Ceará, apenas as espécies Panulirus argus (Latr.) e Panulirus laevicauda (Latr.) apresentam importância econômica, constituindo os desembarques de lagostas, com predominância da primeira. No presente trabalho, procuramos estudar a dinâmica da pesca de lagostas no Estado do Ceará, tanto no tempo como no espaço, dando ainda especial atenção à variação do pêso médio das caudas.
Descrição: PAIVA, Melquíades Pinto. Dinâmica da pesca de lagostas no Ceará. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v.5, n.2, p.151-174, dez.1965.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4053
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1965_art_mppaiva.pdf1,56 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.