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Tipo: Dissertação
Título: Resiliência psicológica de estudantes da Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Chaves, Flora Lima
Orientador: Alexandre, João Welliandre Carneiro
Palavras-chave: Resiliência;Universitários;Saúde mental
Data do documento: 2019
Citação: CHAVES, Flora Lima. Resiliência psicológica de estudantes da Universidade Federal do Ceará. 2019. 157f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: A aproximação das queixas de sofrimento e adoecimento psíquico do público discente da Universidade Federal do Ceará (UFC) desperta para a necessária investigação dos recursos psicológicos de enfrentamento e superação das adversidades e para a análise de fatores relacionados com a resiliência psicológica (percepção de si mesmo, futuro planejado, competência social, estilo estruturado, coesão familiar e recursos sociais). Nesta pesquisa, o objetivo geral foi investigar os fatores de resiliência psicológica de estudantes da UFC. O método da pesquisa foi quantitativo, descritivo e estudo de campo. A população foi estudantes dos cursos de graduação presenciais da UFC de Fortaleza. A amostra, definida seguindo critérios de acessibilidade e estatísticos, foi de 446 alunos, sendo 254 do Centro de Ciências (CC) e 192 do Instituto de Cultura e Arte (ICA). O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado com questões objetivas, com base na RSA. A análise dos dados usou métodos estatísticos clássicos: a análise exploratória de dados e a inferência estatística. Concluiu-se que as médias dos fatores de resiliência tenderam ao valor 4 (quatro), indicando equilíbrio entre os fatores de risco e de proteção. Houve diferenças significativas estatisticamente nos resultados das médias dos seguintes fatores: “percepção de si mesmo”, nas variáveis “sexo”, “gênero”, “orientação sexual” e “idade”, com superioridade dos homens, do gênero masculino, dos heterossexuais e dos adultos (30 a 59 anos), respectivamente; “futuro planejado”, nas variáveis “orientação sexual” e “idade”, com superioridade das pontuações dos heterossexuais e adultos; “competência social” nas variáveis “orientação sexual” e “unidade acadêmica”, com superioridade das médias dos homossexuais e dos alunos do ICA, respectivamente; “estilo estruturado”, na variável “orientação sexual”, com superioridade dos homossexuais; “coesão familiar”, na variável “orientação sexual”, sendo as pontuações maiores as dos heterossexuais. Houve diferença significativa estatisticamente nas médias finais da RSA nas variáveis “orientação sexual” e “idade”, com superioridade das pontuações dos heterossexuais e adultos, respectivamente. Não houve diferenças estatisticamente significativas nas variáveis “renda mensal familiar” e “desfrute de auxílio/benefício estudantil”. Sugerem-se estratégias possíveis de fortalecimento da resiliência psicológica com base nos resultados observados, como a construção de um “Plano de Desenvolvimento da Resiliência Psicológica de estudantes da UFC”, com a participação de docentes, discentes e servidores técnico-administrativos, tendo como eixos transversais a valorização da cultura do apoio mútuo, o reconhecimento de potencialidades e o estímulo da cooperação; a instrumentalização dos estudantes quanto à gestão do próprio tempo; o treino de estratégias de coping e o incremento de atividades voltadas para o fortalecimento das habilidades sociais dos estudantes, como grupos de psicoeducação, práticas esportivas e de expressão artística.
Abstract: The approximation of the complaints of suffering and psychic sickness of the student population of the Federal University of Ceará (UFC) awakens to the necessary investigation of the psychological resources of coping and overcoming adversities and for the analysis of factors related to psychological resilience (self-perception , planned future, social competence, structured style, family cohesion and social resources). In this research, the overall objective was to investigate the psychological resilience factors of UFC students. The research method was quantitative, descriptive and field study. The population was students of the undergraduate courses of UFC Fortaleza. The sample, defined according to accessibility and statistical criteria, was 446 students, of which 254 were from the Center of Sciences (CC) and 192 from the Institute of Culture and Art (ICA). The data collection instrument was a questionnaire structured with objective questions, based on the RSA. Data analysis used classic statistical methods: exploratory data analysis and statistical inference. It was concluded that the means of resilience factors tended to value 4 (four), indicating a balance between risk and protection factors. There were statistically significant differences in the means of the following factors: "self-perception", in the variables "gender", "gender", "sexual orientation" and "age", with superiority of men, males, heterosexuals and of adults (30 to 59 years), respectively; "Planned future", in the variables "sexual orientation" and "age", with superiority of the scores of heterosexuals and adults; "Social competence" in the variables "sexual orientation" and "academic unit", with superiority of the means of the homosexuals and the students of the ICA, respectively; "Structured style", in the variable "sexual orientation", with the superiority of the homosexuals; "Family cohesion", in the variable "sexual orientation", the highest scores being those of heterosexuals. There was statistically significant difference in the final means of the RSA in the variables "sexual orientation" and "age", with superiority of the scores of heterosexuals and adults, respectively. There were no statistically significant differences in the variables "monthly family income" and "student benefit / benefit". Possible strategies for strengthening psychological resilience are suggested based on the observed results, such as the construction of a "Psychological Resilience Development Plan for UFC students", with the participation of faculty, students and technical-administrative servers. having as transversal axes the valorization of the culture of the mutual support, the recognition of potentialities and the stimulus of the cooperation; the instrumentalization of students in the management of their own time; the training of coping strategies and the increase of activities aimed at strengthening students' social skills, such as psychoeducation groups, sports practices and artistic expression.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40533
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