Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40596
Tipo: TCC
Título: O risco de projeto na abertura da pequena empresa
Autor(es): Costa, Nádia Rafaela Muniz da
Orientador: Lima, Marcos Antonio Martins
Palavras-chave: Administração de projetos;Micro e pequenas empresas
Data do documento: 2006
Citação: COSTA, Nádia Rafaela Muniz da. O risco de projeto na abertura da pequena empresa. 2006. 54 f. TCCP (especialização) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade - FEAAC, Centro de Treinamento e Desenvolvimento - CETREDE, Curso de Especialização em Estratégia e Gestão Empresarial, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: Pesquisas realizadas por instituições especializadas, dentre elas, o Sebrae, revelam os altos índices de mortalidade das empresas emergentes nos primeiros anos de vida. Muitos são os fatores que resultam no fechamento de uma empresa, como exemplo: a falta de planejamento do negócio, as do empreendedor em dificuldades em administrar a empresa, as dificuldades em atender às necessidades do mercado, problemas econômicos, sucessão familiar, entre outros. Esses fatores, muitas vezes combinados, contribuem para a falta de clientes, incapacidade de lidar com a concorrência, falta de recursos financeiros e muitas outras situações que são negativas para qualquer empreendimento. Para que o empreendedor inicie suas atividades de abertura de empresa ele precisará de um planejamento. Com o planejamento o futuro empresário poderá: apresentar sua idéia a investidores, verificar a viabilidade de sucesso da sua empresa, ter um guia que o oriente para onde deverá seguir. Para que se registre estes procedimentos de planejamento, o empreendedor deverá utilizar-se do plano de negócios, uma ferramenta amplamente utilizada no meio empresarial que servirá de guia para implantação da sua empresa. O plano de negócios conterá informações sobre: o ramo de atuação da empresa, mercado consumidor, fornecedor e concorrente, produtos e serviços, localização da empresa, vendas, equipe, análise financeira, dentre outros. Durante o acompanhamento do projeto, o empreendedor poderá utilizar se de ferramentas como o PMBOK, um documento bastante utilizado atualmente para gerenciar e acompanhar as áreas de conhecimentos e os processos de gerenciamento de projetos. Dentre as áreas de conhecimento do PMBOK, o gerenciamento de risco aplica-se aos pontos críticos do plano de negócios. Os riscos são as incertezas do projeto. Para abertura da pequena empresa, são exemplos de riscos: efeitos da economia, sazonalidade, forte concorrência. Estes riscos e muitos outros riscos poderão ser identificados, analisados e monitorados no decorrer do projeto de abertura da pequena empresa. Todo projeto deverá estar dividido em fases e seu conjunto gera o ciclo de vida do projeto. Cada uma das fases deverá ter seu propósito e dentro de cada fase deverão ser identificados os fatores a serem estudados, no caso o risco, em função do êxito da abertura da pequena empresa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40596
Aparece nas coleções:EEGE - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2006_tcc_nrmcosta.pdf212,47 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.