Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/40729
Tipo: Capítulo de Livro
Título: Trabalho, educação e emancipação humana: breves considerações à luz da ontologia Marxiana-Lukacsiana
Autor(es): Carvalho, Maria Elisian de
Gomes, Valdemarin Coelho
Palavras-chave: Trabalho;Educação;Emacipação humana;Ontologia Marxiana-Lukacsiana
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Edições UFC
Citação: CARVALHO, Maria Elisian de; GOMES, Valdemarin Coelho. Trabalho, educação e emancipação humana: breves considerações à luz da ontologia Marxiana-Lukacsiana. IN: VASCONCELOS, José Gerardo; MOTA, Bruna Germana Nunes; BRANDENBURG, Cristine (orgs.). Filosofia, cultura e educação. Fortaleza: Edições UFC, 2014. p. 147-158.
Resumo: A natureza é um dado existente que se articula numa relação de complementaridade entre os reinos animal, vegetal e mineral, sendo que, a relação da animalidade com as demais dimensões da natureza é uma relação de domínio, haja vista que a sobrevivência do reino animal depende dos outros meios existentes. Porém, não existe aí uma relação de exploração, pois a própria natureza efetiva a satisfação das necessidades imediatas, num processo de interação entre os seres orgânicos e inorgânicos. Os animais desprovidos de racionalidade precisam da natureza para lhes assegurar as condições de sobrevivência e esta relação se efetiva mediante ações rotineiras. Na espécie animal, o homem é considerado ser superior, porque através do trabalho, atividade exclusiva da espécie humana, o homem constrói asi mesmo e a totalidade social da qual é participante e cria as condições de transformação do dado existente na natureza. Nesta mediação do homem com a natureza feita pelo trabalho, é que se encontra a gênese do ser social.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40729
ISBN: 978-85-7282-616-8
Aparece nas coleções:PPGEB - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_capliv_mecarvalhovcgomes.pdf4,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.