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Tipo: Dissertação
Título: Otimização de pavimento de lajes nervuradas protendidas
Autor(es): Rosendo Sobrinho, Francisco
Orientador: Melo, Antônio Macário Cartaxo de
Coorientador: Parente Junior, Evandro
Palavras-chave: Engenharia de estruturas;Lajes;Algoritmo genético;Análise estrutural (Engenharia) - Otimização;Ribbed slabs;Post-tension;Structural analysis;Genetic algorithm
Data do documento: 2018
Citação: ROSENDO SOBRINHO, F. Otimização de pavimento de lajes nervuradas protendidas. 2018. 118 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil)-Centro de Tecnologia, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil: Estruturas e Construção Civil, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
Resumo: O sistema de lajes nervuradas, com a redução do concreto na região tracionada, além de apresentar um desempenho mais eficiente, possibilita vencer maiores vãos, o que gera uma maior flexibilidade arquitetônica ao pavimento. Aliado com a protensão, tem-se outro grande avanço na busca de um sistema eficiente para o projeto de pavimentos de edificações, o sistema de protensão com cordoalhas engraxadas. Novas exigências de desempenho para edificações habitacionais, em particular no que concerne ao isolamento acústico e à segurança contra incêndio, impuseram questionamentos quanto à eficiência econômica dos padrões usuais de forma de lajes nervuradas. Estudos com lajes nervuradas isoladas em concreto armado utilizando técnicas de otimização de custo têm mostrado que novos padrões devem ser adotados. O objetivo da presente proposta é apresentar um modelo para otimização de lajes nervuradas protendidas unidirecionais, visando a minimização do custo de material, incluindo mão de obra, tendo como variáveis o padrão de fôrma plástica, número de cordoalhas e excentricidade dos cabos. Padrões comerciais foram avaliados. As restrições do problema são em relação ao Estado Limite Último e de Serviço e na análise estrutural adota-se o modelo de elementos finitos de grelha. Por envolver variáveis discretas, foi utilizado algoritmo genético para solução do problema. As soluções obtidas apresentaram-se atrativas em termos de gerar uma solução preliminar que pode auxiliar o projetista na definição do projeto inicial. Um estudo paramétrico dos vãos foi avaliado e constatado um comportamento condizente com a prática de projeto.
Abstract: The system of ribbed slabs, with the reduction of concrete in the traction region, besides presenting a more efficient performance, allows to overcome bigger spans, which generates a greater architectural flexibility to the pavement. In addition to the pretension, there is another great advance in the search of an efficient system for the design of pavements of buildings, in particular, the system post-tensioned unbonded tendon. New performance requirements for residential buildings, in particular with regard to sound insulation and fire safety, have raised questions about the economic efficiency of the usual patterns in the form of ribbed slabs. Studies with isolated ribbed slabs in reinforced concrete using cost optimization techniques have shown that new standards must be adopted. The objective of the present proposal is to present a model for the optimization of unidirectional posttensioned ribbed slabs, aiming at minimizing the cost of material including Manpower having as variables the plastic molding pattern, number of struts and cable eccentricity. Commercial standards were evaluated. The constraints of the problem are in relation to the State Limit Last and Service in the structural analysis adopts the model of finite elements of grid. Because it involved discrete variables, a genetic algorithm was used to solve the problem. The solutions obtained were attractive in terms of generating a preliminar solution that can help the designer in the definition of the initial project. A parametric study of the spans was evaluated and a behavior consistent with the design practice was verified.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40984
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