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Tipo: Dissertação
Título: Análise do desempenho competitivo das indústrias têxtil e vestuário brasileira no período de 1994 a 2011
Autor(es): Peixoto Júnior, Claudio Azevedo
Orientador: Soares, Francisco de Assis
Palavras-chave: Competitividade;Constant-Market-Share;Índice de vantagem comparativa revelada;Pilares da Competitividade
Data do documento: 2013
Citação: PEIXOTO JÚNIOR, Cláudio Azevedo. Análise do desempenho competitivo das indústrias têxtil e vestuário brasileira no período de 1994 a 2011. 2013. 97f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade, Secretariado Executivo e Finanças, Universidade Federal do Ceará, 2013.
Resumo: As indústrias têxtis e vestuário são relevantes para o desenvolvimento do país, pois se constituem entre as maiores fontes de emprego industrial. Todavia, na recente história, estas indústrias experimentaram a liberalização do mercado com o fim do Acordo de Têxteis e Vestuário (ATV) em 2004, assim o Brasil se percebe com diversos competidores internacionais em seu mercado interno. Diante deste cenário o objetivo deste trabalho é analisar a competitividade das indústrias têxtil e vestuário brasileira entre os anos de 1994 e 2011. A pesquisa é de natureza quantitativa, finalidade descritiva e baseada em dados secundários. O referencial teórico discute a competitividade, assim como seus conceitos e medidas. O trabalho opta por mensurar a competitividade revelada ou evidenciada pelo desempenho, ex-post, no período de 1994 a 2011, a partir dos indicadores mais referenciados: Constant-Market-Share (CMS) e Índice de Vantagem Comparativa Revelada (IVCR). Estes indicadores por tratarem de setor especifico (concepção micro), tornam necessário complementar com os 12 pilares da competitividade para relacionar a competitividade setorial ao país (concepção macro), a fim de relacionar a competitividade da indústria com a do país. Os resultados sinalizam que o Brasil não se adequou aos padrões de competição internacional, apresentando desvantagem comparativa, tanto no Constant-Market-Share (CMS), como o Índice de Vantagem Comparativa (IVCR). Conclui-se com evidências que a indústria brasileira não possui vantagem desde a década de 80, mas experimentou, para o período em análise, melhorias nos efeitos internos de competitividade da indústria têxtil, mas residual, conforme o modelo CMS, porém não é suficiente para responder a dinâmica de competição no mercado, confirmado e explicado que os concorrentes que possuem vantagem e competitividade são de natureza espúria, conforme Fajnzylber (1988), esclarecido pela análise dos 12 pilares da competitividade.
Abstract: The textile and clothing industries are relevant to the country's development, as they are among the largest sources of industrial employment. However, in recent history, these industries have experienced market liberalization with the end of the 2004 Textile and Clothing Agreement (ATV), so Brazil is perceived by several international competitors in its domestic market. In view of this scenario the objective of this work is to analyze the competitiveness of the Brazilian textile and clothing industries between the years of 1994 and 2011. The research is quantitative in nature, with a descriptive purpose and based on secondary data. The theoretical framework discusses competitiveness, as well as its concepts and measures. The work opts to measure the competitiveness revealed or evidenced by the ex-post performance in the period 1994 to 2011, from the most referenced indicators: Constant-Market-Share (CMS) and Revealed Comparative Advantage Index (IVCR). These indicators, because they deal with a specific sector (micro conception), make it necessary to complement the 12 pillars of competitiveness to relate sectorial competitiveness to the country (macro conception), in order to relate the competitiveness of industry with that of the country. The results indicate that Brazil did not conform to international competition standards, presenting a comparative disadvantage in both Constant-Market-Share (CMS) and Comparative Advantage Index (IVCR). It is concluded with evidence that Brazilian industry has not had an advantage since the 80's, but experienced, for the period under review, improvements in the internal effects of competitiveness of the textile industry, but residual, according to the CMS model, but it is not enough to to respond to the dynamics of competition in the market, confirmed and explained that the competitors that have advantage and competitiveness are spurious, according to Fajnzylber (1988), clarified by the analysis of the 12 pillars of competitiveness.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/40995
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