Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41034
Tipo: Dissertação
Título: Ocupar e resistir: os processos comunicacionais nas ocupações das escolas estaduais públicas nas redes sociais da internet, no Ceará em 2016
Autor(es): Redes, Bárbara Lopes
Orientador: Nunes, Márcia Vidal
Palavras-chave: Movimento;Social;Comunicação;Rede social;Internet
Data do documento: 2019
Citação: REDES, Bárbara Lopes. Ocupar e resistir: os processos comunicacionais nas ocupações das escolas estaduais públicas nas redes sociais da internet, no Ceará em 2016. 2019. 165f. - Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Comunicação Social, Fortaleza (CE), 2019.
Resumo: Esta pesquisa propõe um estudo sobre os processos comunicacionais mediados, produzidos e compartilhados através das novas tecnologias de comunicação e informação nas ocupações nas escolas do Estado do Ceará em 2016, mobilização social na qual se formou uma rede de escolas no Ceará com 68 escolas ocupadas. O estudo faz uma análise dos novíssimos movimentos sociais, o uso das novas tecnologias (Castells, 2013; Gohn, 2014, 2017), e a convergência dos conceitos dos estudos culturais de recepção na América latina (Martin- Barbero, 2009, 2015 e Orozco, 2014) com a cibercultura e a comunicação mediada pelo computador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). A análise se volta para a conversação nas redes sociais da internet, nas páginas do Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto e @ocupalcc e o relato de estudantes nas ocupações entre abril a agosto de 2016, culminando na construção cidadã desses estudantes a partir da comunicação e educação como prática libertadora e de transformação social (Peruzzo, 2017).
Abstract: Esta investigación propone un estudio sobre los procesos comunicacionales mediados, producidos y compartidos a través de las nuevas tecnologías de comunicación e información en las ocupaciones en las escuelas del Estado de Ceará en 2016, movilización social en la que se formó una red de escuelas en Ceará con 68 escuelas ocupadas. El estudio hace un análisis de los nuevos movimientos sociales, el uso de las nuevas tecnologías (Castells, 2013, Gohn, 2014, 2017), y la convergencia de los conceptos de los estudios culturales de recepción en América latina (Martin-Barbero, 2009, 2015 y Orozco, 2014) con la cibercultura y la comunicación mediada por el ordenador (CMC) (Levy, 1999, Recuero, 2014). El análisis se vuelve a la conversación en las redes sociales de internet, en las páginas de Facebook @ocupacaic, @ocupaadauto y @ocupalcc y el relato de estudiantes en las ocupaciones entre abril a agosto de 2016, culminando en la construcción ciudadana de esos estudiantes a partir de la comunicación y educación como práctica liberadora y de transformación social (Peruzzo, 2017).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41034
Aparece nas coleções:PPGCOM - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_dis_blredes.pdf4,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.