Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41216
Tipo: TCC
Título: O papel da língua inglesa na profissão de Secretariado Executivo: formação e atuação
Autor(es): Damasceno, Ana Carolina Silva
Orientador: Andrade, Paulo Roberto Nogueira de
Palavras-chave: Língua Inglesa;Mercado de trabalho;Globalização;Secretariado Executivo
Data do documento: 2018
Citação: DAMASCENO, Ana Carolina Silva. O papel da língua inglesa na profissão de Secretariado Executivo: formação e atuação. 2018. 118 f. Monografia (graduação) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade,Curso de Secretariado Executivo, Fortaleza, 2018.
Resumo: Essa pesquisa possui como objetivo geral analisar os possíveis impactos positivos dos conhecimentos da língua inglesa na atuação profissional do discente do curso de Secretariado Executivo. Os objetivos específicos são: descrever e analisar as ofertas de língua inglesa na formação do secretário executivo na Universidade Federal do Ceará; identificar a qualificação em língua inglesa do discente de Secretariado Executivo e buscar identificar de que formas o conhecimento da língua inglesa pode impactar na vida profissional do discente de Secretariado Executivo. A metodologia do trabalho consiste em uma pesquisa bibliográfica a respeito do profissional diante da globalização e as novas exigências do mercado de trabalho, cada vez mais competitivo e sujeito a mudanças. Foi feita uma análise quantitativa e qualitativa a partir de dados coletados por meio de questionário aplicado aos estudantes matriculados nos três últimos anos do curso de Secretariado Executivo da Universidade Federal do Ceará. A língua inglesa possui papel fundamental na atuação profissional do discente, se torna um requisito para os profissionais que desejam estar cada vez mais capacitados para concorrer no mercado competitivo a maiores e melhores oportunidades, por isso é essencial que os estudantes busquem o aprimoramento do conhecimento no idioma.
Abstract: This research has as general objective analyze the possible positive impacts of the English language knowledge in the professional performance of the Executive Secretary student. The specific objectives are: describe and analyze the English language offerings in the academic education of the Executive Secretary student at Federal University of Ceará; identify the Executive Secretary student English qualification and identify the English language knowledge impacts in the Executive Secretary student professional performance. The methodology consists on a literature review about the secretarial professional before globalization and the new demands of the labor market, increasingly competitive and liable to change. A quantitative and qualitative analysis was performed based on data collected by means of a questionnaire administered to students enrolled in the last three years of the current Executive Secretary of Federal University of Ceará. The English language plays a fundamental role in the professional performance of the student and having appropriate knowledge of it becomes a requirement for professionals who wish to be increasingly able to participate in the competitive labor market, in search for better opportunities, so it is essential that students seek the improvement of language knowledge.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41216
Aparece nas coleções:SECRETARIADO EXECUTIVO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2018_tcc_acsdamasceno.pdf3,33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.