Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41446
Tipo: Artigo de Evento
Título: Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: história e memória
Autor(es): Sucupira, Tânia Gorayeb
Vasconcelos, José Gerardo
Brandenburg, Cristine
Palavras-chave: Tema político;Aspectos organizacionais, culturais e sociais;Forma interdisciplinar
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: EdUECE
Citação: SUCUPIRA, Tânia Gorayeb; VASCONCELOS, José Gerardo; BRANDENBURG, Cristine. Quilombo Boqueirão da Arara, Ceará: história e memória. In: ENCONTRO NACIONAL DO NÚCLEO DE HISTÓRIA E MEMÓRIA DA EDUCAÇÃO, 14., 17-19 set. 2015, Fortaleza (CE). Anais... Fortaleza (CE): EdUECE, 2015. p. 70-78. Tema: Centenário da Seca de 1915. História, educação e literatura.
Resumo: A compreensão das nuances que interpenetram um tema político, consoante Martinho Rodrigues (2010), implica no esforço e desafio de ponderar e interpretar a complexidade dos diversos condicionantes relacionados com aspectos organizacionais, culturais e sociais, bem como suas influências e repercussões na estrutura e conjuntura da economia e da sociedade. Com a pretensão de ser a “ciência dos homens no tempo” (BARROS, 2012, p.248), a História Nova aproxima-se dos objetos de forma interdisciplinar e problematizadora, buscando uma compreensão mais ampla e aprofundada e procurando relacionar elementos históricos com dados de outras ciências, a fim de perceber nos fatos e fenômenos influências e repercussões políticas, culturais e econômicas. Desta forma, seu olhar original abrange as comunidades humanas nos diversos tempos e em seus espaços, sob a ótica do universo das ciências sociais: sociologia, geografia, economia, antropologia, arqueologia, entre outras, consideradas, a partir do debate entre sociólogos, filósofos, geógrafos e historiadores, sob uma perspectiva holística e pluridisciplinar. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41446
ISSN: 2447 2085
Aparece nas coleções:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_eve_tgsucupira.pdf13,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.