Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41555
Tipo: Capítulo de Livro
Título: O problema do homem na antropsicologia histórica de Jean-Pierre Vernant
Autor(es): Ferreira, Antônio Nelorracion Gonçalves
Palavras-chave: Apologia da História- Marc Bloch;Postulados fundamentais da escola dos Annales;Natureza dos Homens
Data do documento: 2019
Instituição/Editor/Publicador: Expressão Gráfica e Editora
Citação: FERREIRA, Antônio Nelorracion Gonçalves. O problema do homem na antropsicologia histórica de Jean-Pierre Vernant. In: CARVALHO, Daniel Alencar de; OLIVEIRA, Gilberto Gilvan Souza; BRAÚNA, José Dércio; ALMEIDA NETO, José Maria (orgs.). Em torno da narrativa. Fortaleza: Expressão Gráfica e Editora, 2019. p. 142-156.
Resumo: Em seu clássico livro, Apologia da História, Marc Bloch reafirmava um dos postulados fundamentais da escola dos Annales ao enfatizar o objeto de estudo do conhecimento histórico nestes termos: “(...) o objeto da história é, por natureza, o homem. Digamos melhor: os homens. Mais que o singular, favorável à abstração, o plural, que é o modo gramatical da relatividade, convém uma ciência da diversidade”. Como o ogro da lenda, o historiador seria aquele fareja a carne humana. A história, nesse sentido, é concebida por Bloch como “a ciência dos homens no tempo”. (Bloch, 2001, p. 54) Uma das implicações mais fundamentais dessa delimitação do pai fundador dos Annales é sua recusa a qualquer coisa que mutilaria o homem em sua diversidade, incitando assim ao estudo do homem, ou melhor, dos homens em sua integralidade, com seu corpo, sua sensibilidade, sua mentalidade e não apenas suas ideias e ações. Desde então, o campo de trabalho da história sofreu um renovação avassaladora, com a ampliação de temas, abordagens e objetos. A história flertou com diversos saberes, como antropologia, psicologia, crítica literária, constituindo campos seminais: história das mentalidades, história do cotidiano, história do corpo, história das sensibilidades, história cultural, etc. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41555
ISBN: 978 85 420 1373 3
Aparece nas coleções:PPGH - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2019_capliv_angferreira.pdf96,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.