Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41630
Title in Portuguese: O memorial como instrumento da metodologia da interpretação em pesquisas sobre vida e trabalho dos professores e professoras
Author: Mendes, José Ernandi
Carvalho, Sandra Maria Gadelha de
Keywords: Docência
Rede pública municipal de ensino
Issue Date: 2006
Publisher: Edições UFC
Citation: MENDES, José Ernandi; CARVALHO, Sandra Maria Gadelha de. O memorial como instrumento da metodologia da interpretação em pesquisas sobre vida e trabalho dos professores e professoras. In: ENCONTRO NORTE E NORDESTE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, 1.; ENCONTRO CEARENSE DE HISTORIADORES DA EDUCAÇÃO, 5., 20-23 jun. 2006, Guaramiranga (Ce). Anais... Guaramiranga (Ce): Edições UFC, 2006. p. 241-250.
Abstract in Portuguese: Conhecer algo tão específico quanto a docência na rede pública municipal pressupõe o uso de enfoques teóricos diversos capazes de captar aspectos e dimensões que compõem o todo contraditório do trabalho do professor. Numa perspectiva dialética é possível e necessário lançar mão de múltiplos olhares. O caminho da pesquisa não é um mero elo entre o sujeito e o tema a ser pesquisado; antes, é uma relação profunda de onde emergem procedimentos capazes de promover a identidade de um com o outro, tornando-os cúmplices de um mesmo processo. A metodologia é, portanto, uma síntese desta relação e está associada ao olhar do sujeito na sua forma e intensidade (MENDES, 2005). A opção de procurar entender o professorado em suas dimensões objetiva e subjetiva, se dá de forma consciente sobre o minado campo do contexto onde está inserido. Consciente também são os riscos que se corre frente às interpretações dos leitores, pois as linguagens, como formas simbólicas, são inevitavelmente perigosas. [...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41630
ISBN: 85 7282 202 X
Appears in Collections:PPGEB - Trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_eve_jemendessmgcarvalho.pdf35,23 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.