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Tipo: Tese
Título: Avaliação do primeiro curso técnico em sistemas de energia renovável do Brasil
Autor(es): Borges Neto, Manuel Rangel
Orientador: Carvalho, Paulo Cesar Marques de
Palavras-chave: Engenharia elétrica;Energia renovável;Educação profissional - Avaliação;Technical course;Vocational education;Renewable energies
Data do documento: 2019
Citação: BORGES NETO, M. R. Avaliação do primeiro curso técnico em sistemas de energia renovável do Brasil. 2019. 132 f. Tese (Doutorado em Engenharia Elétrica)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
Resumo: Esta tese descreve a experiência com a formação profissional de técnicos no setor de energias renováveis (ER). Apresenta-se uma visão geral da formação profissional pública, seguida da descrição e a avaliação da experiência de implantação do primeiro curso presencial de técnico em sistemas de ER do Brasil. O curso foi oferecido na região semiárida do nordeste do Brasil, que se destaca por apresentar a maior capacidade instalada do país em geração de energia solar fotovoltaica e eólica. A região é caracterizada por desafios sociais, como o Índice de Desenvolvimento Humano mais baixo entre as regiões brasileiras. O experimento teve como resultado, a implementação de duas turmas presenciais do curso Técnico em Sistemas de ER, na forma concomitante, e uma turma na modalidade subsequente no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano, em Petrolina-PE. Em seguida, verificou-se o desempenho do curso, sob a ótica da supervisão técnica, docentes, egressos e empregadores. As principais dificuldades foram levantadas e, por conseguinte, apresentadas possíveis justificativas e soluções. São apresentados ainda, uma proposta de uma matriz curricular de referência e, a colaboração do experimento junto às políticas de educação profissional e tecnológicas do Ministério da Educação.
Abstract: This thesis describes the experience with the professional training of technicians in the renewable energies (RE) sector. An overview of the public vocational training is presented, followed by a description and evaluation of the experience of implementing the first face-to-face course of technician in ER systems in Brazil. The course was offered in the center of the semi-arid region of northeastern Brazil, which stands out for presenting the country's largest installed capacity in photovoltaic and wind energy generation. The region is characterized by social challenges, such as the lowest Human Development Index among the Brazilian regions. The experiment resulted in the implementation of two face-to-face classes of the Technical Course on ER Systems, concurrently, and a subsequent class at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Sertão Pernambucano, in Petrolina - PE. Next, the course performance was verified, from the point of view of technical supervision, teachers, graduates and employers. The main difficulties were raised and, therefore, possible justifications and solutions were presented. Also presented a proposal for a curricular reference matrix and the collaboration of the experiment with the professional and technological education policies of the Ministry of Education.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41694
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