Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41774
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aproximação entre a infografia e a cultura popular
Autor(es): Lucas, Ricardo Jorge de Lucena
Palavras-chave: Infografia;Cultura popular;Tratamento da informação;Texto e imagem
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ângulo
Citação: LUCAS, Ricardo Jorge de Lucena. Aproximação entre a infografia e a cultura popular. Revista Ângulo, Lorena(SP), n. 109, p. 39-45, abr./jun. 2007.
Resumo: O assunto do qual vamos aqui tratar, aparentemente parece não ter vinculação com o universo da cultura popular: a infografia. Falaremos sobre ela com mais cuidado adiante: por ora, lembraremos que chama-se tecnicamente de infografia a um tipo particular de tratamento da informação (jornalística, científica ou de outra natureza) que se utiliza tanto de recursos textuais quanto visuais e ainda espaciais (diagramação, relações entre as partes de um esquema etc.), a fim de melhor poder se transmitir algo, que ficaria comprometido, se restrito apenas ao texto ou aos recursos visuais (fotografias, desenhos). [...] Por que discutir a infografia no âmbito da cultura popular? Pelo fato de que essa discussão acaba se centrando num contexto social específico (ligado às tecnologias digitais de comunicação e informação), num momento histórico também específico (a Guerra do Golfo Pérsico, no começo da década de 90). A pesquisadora Irene Machado, por exemplo, lembra que a ausência de informações audiovisuais, no período, sobre o conflito (cujas imagens nas televisões, geralmente, mostravam apenas um céu escuro e, vez ou outra, um clarão dos bombardeios), levou os jornais a tentarem "compensar" essa ausência de informação audiovisual com o uso de infografias .[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41774
ISSN: 0101-191X
Aparece nas coleções:ICA - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_art_rjllucas.pdf7,75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.