Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41820
Tipo: TCC
Título: Indisciplina escolar no ensino fundamental
Autor(es): Santos, Ana Régia Silva dos
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Educação Infantil;Práticas pedagógicas;Psicopedagogia
Data do documento: 2005
Citação: SANTOS, Ana Régia Silva dos. Indisciplina escolar no ensino fundamental. 2005. 44f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo fazer uma reflexão sobre a Indisciplina Escolar no Ensino Fundamental observada a partir do desenvolvimento das atividades pedagógicas em sala de aula, analisando-a na perspectiva da Psicopedagogia. O que é Disciplina ou Indisciplina Escolar? Qual a importância de se fazer um estudo dessa natureza? Até que ponto a Instituição Escolar é responsável por ações, caracteristicamente, de indisciplina? E a Psicopedagogia, de que forma pode contribuir para o desenvolvimento de atividades disciplinares ou de orientação aos professores, dentro da Instituição Escolar? Que visão tem a Psicopedagogia sobre a questão disciplinar? Sabe-se que este problema vem sendo discutido, refletido e estudado desde que o homem começou a tomar consciência da responsabilidade com a educação de seus filhos, como condição necessária da própria convivência. O trabalho pode ser caracterizado como uma pesquisa bibliográfica, pois tenta conhecer o que pensam os estudiosos e os educadores sobre a disciplina escolar e sobre as mudanças necessárias na mentalidade educacional dos profissionais comprometidos com uma melhoria na qualidade do processo ensino-aprendizagem. Está alicerçada na leitura de trabalhos e livros na área da Psicopedagogia e sobre a questão disciplinar, como forma de entender como o ser humano espera conviver com os demais se não houver um respeito a normas e regras de comportamento estabelecidas, como necessárias, pela sociedade. No momento, faz-se necessário um trabalho de educação nesse sentido. Fica a esperança de que o homem entenda que ele é apenas um elo nessa “corrente” tão grande chamada humanidade.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41820
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_arssantos.pdf295,71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.