Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41830
Title in Portuguese: Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental
Author: Oliveira, Carolinda Vilma Soares de
Advisor(s): Castro Filho, José Aires de
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Issue Date: 2005
Citation: OLIVEIRA, Carolinda Vilma Soares de. Estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar de alunos do ensino fundamental. 2005. 53f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Portuguese: estratégias de aprendizagem de alunos brasileiros do ensino fundamental, bem como verificar possíveis relações entre o uso de estratégias de aprendizagem e o rendimento escolar por parte destes. Inicialmente, discorreu-se sobre o Sistema Educacional Brasileiro; abordando a pedagogia tradicional, fracasso escolar e suas causas, a busca de uma nova escola, o papel da escola e do educador no processo ensino-aprendizagem e as características da escola de ensino fundamental no Brasil. Na seqüência, discutiu-se, às estratégias de aprendizagem e a sua importância para o sucesso escolar, dividido em cinco tópicos: conceitos de aprendizagem e de estratégias de aprendizagem, teorias de aprendizagem (comportamentalista, humanista e cognitivista), importância da teoria cognitiva, importância de estratégias de aprendizagem para o sucesso escolar e pesquisas sobre a importância do uso de estratégias de aprendizagem para o ensino fundamental do Brasil. Na terceira parte do trabalho foram identificadas algumas estratégias de aprendizagem que favorecem um bom desempenho escolar. O trabalho foi feito com a finalidade de propiciar um ensino mais efetivo, contemplando a instrução em estratégias de aprendizagem de modo a favorecer o aprendizado em sala de aula, o desenvolvimento da motivação positiva para a aprendizagem, como também possibilitar a passagem gradual da regulação da aprendizagem realizada pelo educador para o controle pessoal exercido pelo aluno. Os resultados obtidos com a pesquisa mostram que existem relações significativas entre desempenho escolar e o uso de algumas estratégias de aprendizagem e que estratégias de aprendizagem podem ser ensinadas, facilitando o processo ensino-aprendizagem. No entanto, a importância da instrução de estratégias de aprendizagem tem sido pouco investigada no Brasil. Considera-se importante a elaboração de futuros trabalhos sobre este tema, de forma, que se abasteçam de mais informações do que se teve oportunidade nesta monografia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41830
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_cvsoliveira.pdf245,81 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.