Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41842
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Representações de leitura: Manoel Caboclo em entrevista a Gilmar de Carvalho
Autor(es): Carvalho, Francisco Gilmar Cavalcante de
Palavras-chave: Entrevista;Manuel Caboclo e Silva;Poesia de Cordel;Juazeiro do Norte
Data do documento: 1994
Instituição/Editor/Publicador: Revista Leitura: Teoria e Prática
Citação: CARVALHO, Francisco Gilmar Cavalcante de. Representações de leitura: Manoel Caboclo em entrevista a Gilmar de Carvalho. Revista Leitura: Teoria e Prática, Campinas (SP), ano 13, n. 24, p. 47-48, dez. 1994.
Resumo: Um dia, meu avô comprou uma barra de sabão que vinha embrulhada nas folhas de um verso. Uma pessoa leu a quadrazinha que era até o verso de Alonso e Marina que dizia: "Alonso comprou um barco/ que estava no estaleiro/ procurou um capitão/ um homem destro e guerreiro/ que fosse conhecedor/ de qualquer mar estrangeiro". Então eu gostei muito daquela poesia e pedi a meu avô para ele me trazer uma carta de ABC, me trazer um livro e ele prometeu com muito gosto. E trouxe também uns folhetos. Os folhetos eu mandava ler pelas pessoas e ia decorando. Só que um dia, a primeira lição que eu tive foi de uma moça que eu pedi para ela ler o verso de Alonso e Marina. Ela leu uma vez e eu aprendi mais umas quadras.[...]Depois que conheci as letras fui colecionando aquelas letras e formando palavras. Assim, aos meus quinze anos eu já conhecia as letras do alfabeto.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41842
ISSN: 0102-387X
Aparece nas coleções:ICA - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_art_fgccarvalho.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.