Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41861
Title in Portuguese: Fatores indutores da indisciplina na escola
Author: Neves, Monique Macêdo
Advisor(s): Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Indisciplina na escola
Ensino
Issue Date: 2005
Citation: NEVES, Monique Macêdo. Fatores indutores da indisciplina na escola. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Abstract in Portuguese: No presente estudo, é feita uma reflexão teórica a respeito da indisciplina dos alunos na escola. Delimita-se a problemática – a analise da contextualização da indisciplina e dos agentes que servem como indutores destes atos. Aponta-se o contexto histórico-social, os pais e a escola como tendo grande responsabilidade sobre tudo que está acontecendo. Uma vez que ao invés de trabalharem em parceria, preferem ficar procurando o culpado. Neste sentido, busca-se trazer à tona as idéias dos diferentes autores sobre este tema. Mostrando como a indisciplina é expressa por cada sujeito e relacionada ao contexto em que ele estaria inserido. Sob a luz de referenciais teóricos, discute-se a indisciplina como um sintoma, e não como atitude de puro desrespeito, de intolerância e do não cumprimento de regras capazes de orientar a convivência de um grupo. Regras que devem ser elaboradas em conjunto com os alunos e obedecidas no cotidiano buscando uma produção escolar de melhor qualidade. Nesta monografia, também se apresenta ao leitor perspectivas de intervenção psicopedagógicas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41861
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2005_tcc_mmneves.pdf622,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.