Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41865
Tipo: TCC
Título: Experiência curricular na educação infantil e sua relação com o desenvolvimento da leitura e escrita
Autor(es): Pereira, Ana Paula Raupp
Orientador: Ferreira, Gláucia Maria de Menezes
Palavras-chave: Escrita;Contemporaneidade;Desenvolvimento da leitura e escrita
Data do documento: 2005
Citação: PEREIRA, Ana Paula Raupp. Experiência curricular na educação infantil e sua relação com o desenvolvimento da leitura e escrita. 2005. 65f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: Inserir a criança em um contexto onde a escrita se faça presente é o grande objetivo para que se possa desenvolver espaços que propiciem o contato, a convivência com diferentes materiais de leitura (não somente livros), e mostre a relevância de se ir além, trabalhando as especificidades da aquisição e do desenvolvimento da leitura e escrita. Como guia teórico para o processo de ensino e aprendizagem da linguagem oral e escrita se elege o referencial sociointeracionista, por pressupor uma concepção de sujeito e aprendizagem que tem consistência teórica. Através de seus principais teóricos, como Vygotsky, Piaget e Wallon, a ponderação do paradigma sociointeracionista propõe que o ser humano é um sujeito biológico e histórico que constrói o seu próprio conhecimento em interação com o objeto de aprendizagem, principalmente com as pessoas, as linguagens e as culturas. Neste trabalho monográfico discute-se como deve ser feito este processo analisando esta prática na perspectiva dos parâmetros curriculares nacionais.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41865
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_aprpereira.pdf480,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.