Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41897
Tipo: TCC
Título: A interseção entre informática educativa e psicopedagogia e sua relevância para a educação infantil
Autor(es): Viana, Lucia Maria Gomes
Orientador: Castro Filho, José Aires de
Palavras-chave: Informática;Ensino;Processo de ensino aprendizagem
Data do documento: 2005
Citação: VIANA, Lucia Maria Gomes. A interseção entre informática educativa e psicopedagogia e sua relevância para a educação infantil. 2005. 43f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: O uso da informática já é tão comum que fica difícil imaginar nosso dia a dia sem computador. Em casa, no trabalho, no laser, em qualquer ambiente onde se esteja, a modernização via informática já chegou, e com a escola não poderia ser diferente. O uso do computador nas escolas já é uma realidade. O que se deve questionar porém é o posicionamento e a importância do uso da informática na educação, principalmente no que concerne à educação infantil. Este trabalho aborda um assunto bastante debatido nos dias atuais, que é a utilização do computador e seus recursos na educação infantil. Ao longo das últimas décadas o computador tem sido inserido nas mais diversas atividades humanas não sendo diferente sua progressiva inserção no ambiente educativo. Os reflexos dessa utilização, seus aspectos positivos ou negativos tem sido motivo de constante observação e debate, buscando a literatura disponível através de pesquisas, procurou-se expor de maneira objetiva tais reflexos e aspectos. Procurou-se enfatizar contudo os ganhos oriundos da prática psicopedagógica que a informática pode fornecer, quando corretamente aplicada, expondo alguns trabalhos com relatos de casos. O trabalho aborda inicialmente a informática e sua importância na educação, e posteriormente os aspectos do uso da linguagem LOGO. Logo em seguida é apresentado um relato sobre a implantação de um Centro de Educação em Informática e suas implicações na rotina da escola.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41897
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_lmgviana.pdf331,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.