Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41916
Tipo: TCC
Título: Importância das relações afetivas da família no desenvolvimento do indivíduo
Autor(es): Barbosa, Maria Eliete Abreu
Orientador: Holanda, Helena Cláudia Frota de
Palavras-chave: Afetividade;Processo ensino-aprendizagem;Desenvolvimento psíquico
Data do documento: 2005
Citação: BARBOSA, Maria Eliete Abreu. Importância das relações afetivas da família no desenvolvimento do indivíduo. 2005. 48f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar a importância da afetividade no desenvolvimento e aprendizado da criança, como também, o papel da família na sua socialização. Destina-se a transmitir que o aspecto afetivo se constitui na variável de maior amplitude e importância para a construção do self da criança e consequentemente para sua construção mental e correto desenvolvimento psíquico. Apoiando-se na literatura disponível busca-se abordar o assunto em quatro tópicos. O primeiro expõe e define o grande conjunto que a afetividade compõe na natureza humana. No segundo insere-se a família como precursora e fonte principal desta. No terceiro tópico destacam-se os aspectos positivos, advindos das relações afetivas e no quarto e último os possíveis aspectos negativos atribuídos à ausência de afetividade; concluindo-se o presente trabalho com uma breve exposição de comentários a cerca do mesmo. Busca-se através deste uma abordagem simples e objetiva dos aspectos emocionais que norteiam o crescimento de uma criança, sua socialização e o seu ambiente, principalmente o familiar, norteando as premissas obtidas as questões do aprendizado, objetivando com isso.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41916
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_meabarbosa.pdf414,42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.