Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/41918
Tipo: TCC
Título: Agressividade e timidez: fatores interferentes na sociabilidade e aprendizagem escolar
Autor(es): Araújo, Milena Leadebal de
Orientador: Holanda, Helena Cláudia Frota de
Palavras-chave: Avaliação da aprendizagem;Processo ensino-aprendizagem
Data do documento: 2005
Citação: ARAÚJO, Milena Leadebal de. Agressividade e timidez: fatores interferentes na sociabilidade e aprendizagem escolar. 2005. 49f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2005.
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo mediar o processo de ensino aprendizagem das crianças portadoras de Traumatismo Craniano hospitalizadas para minimizar o impacto escolar tanto em nível de socialização como no aspecto cognitivo, ou seja, o psicopedagogo irá mediar aprendizagem na relação entre a objetividade (a realidade, o conhecimento, a lógica, o espaço, o tempo, o intelecto) e a subjetividade (o simbólico, o desejo, as representações, os afetos). Nos processos de ensino-aprendizagem, a transmissão do conhecimento é também a transmissão de novas formas de ser e de crer. Nesse processo, o psicopedagogo compreende a integração entre a construção do conhecimento por parte do sujeito – o sujeito epistêmico e a constituição do sujeito pelo conhecimento – seu desejo, sua história, sua singularidade. Contudo, quando a criança tiver alguma seqüela do Traumatismo Craniano, o psicopedagogo desenvolverá atividades pedagógicas para mediação do conhecimento. As atividades propostas neste trabalho têm como finalidade, o atendimento no ambiente hospitalar para requisições de funções cognitivas afetadas. Então, o psicopedagogo deve-se ocupar do desenvolvimento infantil como um todo para assim mediar os aspectos sociais, afetivo, cognitivo e motor.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/41918
Aparece nas coleções:EPP - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2005_tcc_mlaraujo.pdf322,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.