Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42003
Title in Portuguese: A contribuição técnica e acadêmica do laboratório de análises clínicas (lact) no conhecimento científico e na formação profissional do aluno
Author: Silva, Allyson Jordan Xavier da
Júnior, Antônio Alves de Sousa
Silva, Carlos Alberto Oliveira da
Viana, Glautemberg Almeida
Queiroz, Maria Goretti Rodrigues
Queiroz, Maria Goretti Rodrigues de
Keywords: LACT
Exames
Iniciação Acadêmica
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: SILVA, Allyson Jordan Xavier da et al. A contribuição técnica e acadêmica do laboratório de análises clínicas (lact) no conhecimento científico e na formação profissional do aluno. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v. 1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Abstract in Portuguese: Os exames laboratoriais realizados com prescrição médica nos laboratórios de análises clínicas são fundamentados em um processo dinâmico que se inicia coma coleta de amostras biológicas obtidas adequadamente e termina com a emissão de um laudo. Didaticamente, o processo pode ser dividido em três fases: pré-analítica, analítica e pós-analítica. A fase pré-analítica consiste na preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento antes da determinação analítica. A fase analítica inicia-se com a validação do sistema analítico, através do controle da qualidade interna e a fase pós-analítica, inicia-se, após a geração do resultado analítico, quantitativo e/ou qualitativo, sendo finalizada, após a entrega do laudo conforme legislação vigente. Na iniciação acadêmica o aluno tem a oportunidade de participar de um leque de atividades que tem início com o cadastro do paciente e finaliza com a entrega do exame. Ao realizar o cadastro o aluno tem o seu primeiro contato com a suspeita clínica do paciente, os tipos de exames solicitados. A Sociedade Brasileira de Patologia Clínica recomenda que em relação à coleta de sangue, é importante que se conheçam, controlem e, se possível, evitem algumas variáveis capazes de interferir com a exatidão dos resultados. Classicamente, são referidas como condições pré-analíticas a variação crono biológica, o gênero, a idade, a atividade física, o jejum, a dieta e o uso de medicamentos para fins terapêuticos ou não. A aprendizagem do bolsista intensifica-se, pois a escolha de materiais deve oferecer segurança ao profissional reduzindo riscos de acidentes de trabalho, proporcionando segurança no atendimento ao paciente, ofertando um resultado confiável. Ainda há o acompanhamento que o bolsista tem das todas as etapas de um exame laboratorial. Toda essa experiência vivida pelo bolsista de Iniciação Acadêmica mostra a contribuição técnica e acadêmica do Laboratório de Análises Clínica na tomada de decisão e na formação profissional do aluno.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42003
metadata.dc.type: Outros
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_ajxsilva.pdf50,35 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.