Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032
Title in Portuguese: A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da crianca na educação infantil
Author: Mota, Nárlia Gomes de Matos
Keywords: Avaliação da aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Educação Infantil
Issue Date: 2007
Citation: MOTA, Nárlia Gomes de Matos. A ênfase do lúdico no desenvolvimento cognitivo da criança na educação infantil. 2007. 59f. – TCC ( Monografia) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Educação, Centro de Treinamento e Desenvolvimento, Curso de Especialização em Psicopedagogia, Fortaleza (CE), 2007.
Abstract in Portuguese: Muitas são as questões levantadas sobre a aprendizagem efetivada através de estímulos nas crianças. Questões de ordem social, econômica, cultural e pedagógica são freqüentemente discutidas como possíveis causas do baixo nível de aprendizagem das crianças na educação infantil. Dentre as questões citadas, pretende-se explorar a questão pedagógica relativa à construção do lúdico em sala de aula. É inadmissível, face ao crescente avanço social e tecnológico da atualidade, que os educadores continuem insistindo em métodos tradicionais descontextualizados, que geram passividade e privilegiam o individualismo. Precisamos romper com essa prática em função de uma metodologia participativa, lúdica e dinâmica, tornando a criança autora do seu conhecimento, num processo interativo. Embora muitos autores, partindo de referenciais teóricos diferentes, ressaltem a importância de brincar como forte contribuinte para o desenvolvimento infantil, não se observa na prática a utilização desses recursos. Baseado nos pressupostos teóricos de VYGOSTKY (1985), serão abordadas também as teorias de outros estudiosos que relacionam a atividade de brincar com o desenvolvimento infantil.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42032
Appears in Collections:EPP - Monografias

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_tcc_ngmmota.pdf319,86 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.