Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4204
Título: Sobre os Calapídeos do Norte e Nordeste do Brasil
Autor(es): Fausto Filho, José
Palavras-chave: Calappidae
Data do documento: 1967
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: FAUSTO FILHO, J. (1967)
Resumo: O presente trabalho tem por finalidade ampliar os conhecimentos acerca dos calapídeos que ocorrem ao longo da costa do Brasil. Em virtude da coleção carcinológica da Estação de Biologia Marinha da Universidade Federal do Ceará contar com farto material da família em estudo, procedente do norte e nordeste do Brasil, achamos conveniente relacionar as espécies que ocorrem nas áreas referidas, elaborar uma chave de identificação simples para as mesmas, e ampliar um pouco os conhecimentos sobre alguns caracteres descritos de maneira incompleta, bastante resumida ou com base em exemplares capturados em condições diferentes das nossas. Consideramos como costa norte o trecho compreendido entre as bocas dos Rios Oiapoque e Parnaíba, e como costa nordeste o trecho compreendido entre as bocas dos Rios Parnaíba e São Francisco. As duas regiões apresentam condições naturais bem diferentes: a primeira é influenciada pela descarga de grandes e permanentes rios; enquanto que na segunda predomina a influência de pequenos rios, em geral periódicos.
Descrição: FAUSTO FILHO, Jose. Sobre os Calapídeos do Norte e Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 07, n.1, p. 41-62, jun. 1967.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4204
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1967_art_jffilhos.pdf1,98 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.