Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4206
Título: Sobre a biometria da Xira, Haemulon aurolineatum Cuvier, da costa do Estado do Ceará
Autor(es): Soares, Leonesa Herculano
Lima, Hermínia de Holanda
Palavras-chave: Fauna Marinha - Ceará
Peixe - Tamanho - Ceará
Ceará
Data do documento: 1967
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: SOARES, L. H.; LIMA, H. de H. (1967)
Resumo: No presente trabalho, estudamos a biometria da xira, Haemulon aurolineatum Cuvier, da costa do Estado do Ceará, Brasil. Trata-se de uma espécie de vasta distribuição geográfica (Courtenay Jr., 1961), sendo importante o conhecimento de sua biometria ao longo da sua área de ocorrência, para melhor avaliar as variações resultantes da ação de diferentes ambientes ecológicos. O material em que se fundamenta esta contribuição foi capturado em frente ao município de Fortaleza (Estado do Ceará - Brasil), nos meses de maio a dezembro de 1964. Constou de 100 indivíduos, retirados ao acaso dentre os desembarcados na praia do Mucuripe, capturados por anzol. Seus tamanhos variaram entre 113 e 202 mm de comprimento zoológico (fork length), e não foram considerados os sexos.
Descrição: SOARES, Leonesa Herculano; LIMA, Hermínia de Holanda. Sobre a biometria da Xira, Haemulon aurolineatum Cuvier, da costa do Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 07, n.1, p. 95-100, jun. 1967.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/4206
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1967_art_lhsoares.pdf374,79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.