Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42205
Title in Portuguese: Um projeto de gestão ambiental na UFC: a importância da conscientização sobre a gestão eficiente dos resíduos da construção civil nas universidades federais.
Author: Canuto, Gabriel Lima
Lima, Athila Vieira
Leite, Fabrício da Rocha
Garcia, João Pedro Rodrigues
Torres, Geovany Rocha
Keywords: Gestão ambiental
Resídios da construção civil
Conscientização
Issue Date: 2016
Publisher: Universidade Federal do Ceará
Citation: CANUTO, Gabriel Lima; et al. Um projeto de gestão ambiental na UFC: a importância da conscientização sobre a gestão eficiente dos resíduos da construção civil nas universidades federais. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Abstract in Portuguese: As universidades federais vêm passando por um crescente processo de desenvolvimento de suas atividades na busca de um nível de excelência, tanto no ensino, na pesquisa, na extensão como na administração. Dentre alguns problemas enfrentados ao longo desse desenvolvimento está a questão dos resíduos gerados, mais especificamente os resíduos de construção civil (RCC), visto que, desde que o programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), implantado em 2007 por meio do decreto nº 6.096/2007, uma grande quantidade de obras vem sendo executadas, como a construção de novas unidades, reformas e ampliação nos centros já existentes. Assim torna-se necessária uma gestão eficaz desses resíduos gerados e uma maior conscientização por parte da comunidade universitária.O trabalho se concentrou até o momento na revisão da literatura à respeito do tema. Foram consultados 5 trabalhos de expressiva relevância, entre eles o Manual de Projetos e Obras Sustentáveis, da UFC. De acordo com o Ministério das Cidades os RCCs correspondem de 41% a 70% dos RSU (Resíduos Sólidos Urbanos) no Brasil. Os principais resíduos constatados no estudo foram: gesso, concreto, cerâmica, madeira e vidro. Geralmente todos esses resíduos são acondicionados em um mesmo local, em containers, para o descarte final. Assim o trabalho continuará com o desenvolvimento de uma apresentação, que terá caráter informativo e conscientizador de como deve ser executado todo o gerenciamento desse tipo de resíduo, baseando-se na bibliografia consultada.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42205
metadata.dc.type: Resumo
Appears in Collections:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_resumo_eve_glcanuto.pdf52,02 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.