Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42238
Tipo: Resumo
Título: Aplicação da técnica de gpr no estudo da estrutura internas de dunas
Autor(es): Lima Júnior, Ernandes Alves de
Marques, Thais Moura
Lima Júnior, Sérgio Bezerra
Palavras-chave: GPR;Estrutura Interna;Dunas
Data do documento: 2016
Instituição/Editor/Publicador: Universidade Federal do Ceará
Citação: LIMA JÚNIOR, Ernandes Alves de; MARQUES, Thais Moura; LIMA JÚNIOR, Sérgio Bezerra. Aplicação da técnica de gpr no estudo da estrutura internas de dunas. Revista Encontros Universitários da UFC, Fortaleza, v.1, n. 1, 2016. (Encontro de Experiências Estudantis, 9)
Resumo: A caracterização estratigráfica de sistemas eólicos é extremamente importante para análise da evolução espaço temporal dessas feições de acordo com a alteração do potencial eólico nesse ambiente, além disso, a variação dos sedimentos que o compõe são relevantes para o reconhecimento de possíveis reservatórios aquíferos,plumas de contaminação e exploração de hidrocarbonetos (petróleo e gás), sendo avaliados de acordo com sua porosidade, permeabilidade e textura ( fácies ). Este trabalho tem por objetivo principal a análise da estrutura interna de dunas, bem como identificar os foresets e superfícies limitantes, além dos seus respectivos graus hierárquicos através da técnica de GPR (Radar de penetração de solo) que utiliza a propagação de ondas eletromagnéticas no imageamento de alta resolução (reflectâncias por variações da impedância) de sub-superfície, similar à sísmica de reflexão, constituindo um método não invasivo e eficaz para o estudo em questão. Essa foi utilizada no Bairro Dunas (Fortaleza-CE), onde se encontram diversas estruturas eólicas similares à reservatórios de importantes Bacias Sedimentares Brasileiras, tasi como a Bacia de Santos e de Campos. Os radargramas obtidos através do uso do GPR onde foram processados, juntamente com o orientador, utilizando o software Reflexw e interpretados para criação de um perfil evolutivo a partir da análise sedimentar das dunas nesta região.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42238
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:EEE - Resumo de trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_resumo_eve_ealjunior.pdf48,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.