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Title in Portuguese: Biblioteca escolar e ludicidade no auxílio à aprendizagem: discussão sobre a dislexia
Author: Oliveira, Micaele dos Santos
Advisor(s): Nunes, Jefferson Veras
Keywords: Biblioteca Escolar
Dificuldades de Aprendizagem
Dislexia
Issue Date: 2018
Citation: OLIVEIRA, Micaele dos Santos. Biblioteca escolar e ludicidade no auxílio à aprendizagem: discussão sobre a dislexia. 2018. 78f.- Monografia (Graduação) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Humanidades, Curso de Graduação em Biblioteconomia, Fortaleza (CE), 2018.
Abstract in Portuguese: Trata sobre a dislexia e como a Biblioteca Escolar (BE) pode auxiliar nesse distúrbio utilizando o lúdico. Apresenta a biblioteca escolar como espaço de aprendizagem e explica a importância dela na comunidade escolar. Apresenta também uma abordagem sobre a aprendizagem num contexto psicopedagógico, conceitos de dificuldades de aprendizagem, as percepções dessa dificuldade na escola aprofundando-se na dislexia e mostrando a importância do lúdico para a aprendizagem de crianças com esse distúrbio. Para isto, foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, utilizou-se como método o bibliográfico com o objetivo de estudar a dislexia e a contribuição da biblioteca escolar utilizando o lúdico para atenuar as dificuldades na leitura e na escrita. Foi analisada a biblioteca escolar enquanto suporte educacional e o lúdico para atenuar a dislexia com base nos objetivos proposto pelo Manifesto IFLA/UNESCO. A pesquisa conclui que as brincadeiras e os jogos são grandes aliados no processo de aprendizagem do disléxico e que a BE deve utilizá-los para atenuar as dificuldades na leitura e na escrita tornando o ambiente mais atraente e dinâmico e realizando sua função social.
Abstract: It deals with dyslexia and how the School Library (BE) can assist in this disorder using the playful. It presents the school library as a learning space and explains its importance in the school community. It also presents an approach to learning in a psychopedagogical context, concepts of learning difficulties, perceptions of this difficulty in school, deepening in dyslexia and showing the importance of playful learning for children with this disorder. For this, a descriptive research was carried out with a qualitative approach. The bibliographic method was used as a method to study dyslexia and the contribution of the school library, using play to attenuate difficulties in reading and writing. The school library was analyzed as an educational support and the playful one to attenuate the dyslexia based on the objectives proposed by the IFLA / UNESCO Manifesto. The research concludes that play and games are great allies in the learning process of dyslexic and that BE should use them to alleviate difficulties in reading and writing making the environment more attractive and dynamic and fulfilling its social function.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42265
metadata.dc.type: TCC
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