Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42396
Tipo: TCC
Título: Inimigo do país: análise da construção da imagem do Irã no Jornal Nacional, a partir das matérias veiculadas em setembro de 2009
Autor(es): Souza, Flávio Vinícius Soares de
Orientador: Lima, Nonato
Palavras-chave: Politica internacional;Telejornalismo;Comunicação internacional
Data do documento: 2010
Citação: SOUZA, F. V. S. Inimigo do país: análise da construção da imagem do Irã no Jornal Nacional, a partir das matérias veiculadas em setembro de 2009. 2010. 89 f. Monografia (Graduação em Comunicação Social ) - Universidade Federal do Ceará. Instituto de Cultura e Arte. Curso de Comunicação Social, Fortaleza, 2010.
Resumo: A globalização tem realizado divisões e uniões em escala planetária. Certas fronteiras têm sido montadas e alguns preconceitos, ultrapassando os séculos, têm permanecido no imaginário dos povos, impedindo alianças e tornando inviável a existência de um planeta uno. Tais fronteiras dizem respeito a limites culturais, impostos em escala planetária e repassados através de mecanismos ideológicos e discursivos. Apresentamos uma análise da forma como o Jornal Nacional, telejornal noturno da Rede Globo de Televisão, tem retratado o Irã. Este país foi recentemente classificado por George W. Bush. então presidente dos Estados Unidos, o Estado com o maior poderio bélico do mundo, como uma das três nações que pertencem a um "eixo do mal". No entanto, os desentendimentos entre os Estados Unidos e o Irã parecem vir de mais longa data: desde a Revolução Iraniana de 1979. Analisamos a cobertura que o Jornal Nacional fez sobre o Irã durante o mês de setembro de 2009. além de resgatarmos um pouco da história recente deste país e da formação da Rede Globo e do Jornal Nacional. Na constituição de uma estrutura teórica, utilizamos autores que tratam, principalmente, dos temas referentes a televisão, globalização, ideologia, orientalismo e discurso. Dentre as considerações a que chegamos, podemos afirmar que o Jornal Nacional tem atualizado preconceitos e institucionalizado medidas agressoras em relação ao Irã, em formulações que, se não impedem, no mínimo tornam menos possível a existência de uma união mundial.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42396
Aparece nas coleções:JORNALISMO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_tcc_fvssouza.pdf464,05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.