Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42438
Tipo: Capítulo de Livro
Título: E-zine: uma instância da voz dos e-xcluídos
Autor(es): Zavam, Aurea Suely
Palavras-chave: Gêneros digitais;E-zine;Análise de gêneros;E-gêneros
Data do documento: 2007
Instituição/Editor/Publicador: Lucerna Editora
Citação: ZAVAM, Aurea Suely. E-zine: uma instância da voz dos e-xcluídos. In: ARAÚJO, Júlio César (org.). Internet & Ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007, v. 1.
Resumo: Em nossas relações sociais cotidianas, temos sempre algo a dizer. Esse algo a dizer assume configurações textuais reconhecidas pela comunidade da qual fazemos parte ou na qual nos inserimos por meio desse dizer. Essas configurações textuais, esses arquétipos, digamos assim, são os chamados gêneros textuais. Os gêneros textuais, práticas discursivas instituídas, como sabemos, adquirem certa estabilidade justamente por se reproduzirem e se repetirem continuamente na sociedade. Mas essa reprodução não implica necessariamente repetição fiel, isto é, transposição integral do formato sempre da mesma forma. Desse modo, os gêneros vão sendo modificados, recriados, transmutados. [...] Neste artigo, pretendemos, então, discutir o aspecto marginal de uma prática discursiva que vem se firmando no espaço cibernético – o e-zine –, voltando nosso olhar para alguns de seus aspectos constitutivos – a cenografia e o ethos. Para tanto, iniciaremos com algumas considerações sobre o espaço virtual e a emergência dos gêneros digitais, levantaremos algumas características do fenômeno e-zine e, em seguida, por meio de análise, ressaltaremos as condições que lhe conferem marginalidade. Concluímos nosso trabalho, discutindo as implicações pedagógicas deste estudo, bem como sugerindo a adoção do e-zine, essa forma de expressão já largamente empregada pelos jovens, como conteúdo de ensino-aprendizagem nas aulas de língua portuguesa de nossa educação básica.[...]
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42438
ISBN: 978-85-86930-62-1
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGL - Capítulos de livro

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_capliv_aszavam.pdf582,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.