Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42450
Title in Portuguese: O texto autobiográfico em sala de aula do Ensino Fundamental
Title: The autobiographical text in the middle school classroom
Author: Rocha, Flávia Cavalcante
Zavam, Aurea Suely
Keywords: Ensino de língua portuguesa
Produção escrita
Sequência didática
Autobiografia
Issue Date: 2018
Publisher: Pensares em Revista
Citation: ROCHA, Flávia Cavalcante; ZAVAM, Aurea Suely. O texto autobiográfico em sala de aula do Ensino Fundamental. Pensares em Revista, São Gonçalo (RJ), n. 13, p. 45-66, jul./dez. 2018.
Abstract in Portuguese: Com este trabalho, objetivamos contribuir com o ensino e a aprendizagem da escrita por meio da produção de textos autobiográficos por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Fortaleza-CE. Concebemos uma sequência didática, baseada na proposta de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), como recurso metodológico para verificar o desempenho dos alunos nos textos escritos assim como para comprovar a eficiência de tal procedimento como proposta de ensino. Desse modo, para desenvolver a competência dos alunos na produção de textos, sobretudo os escritos, seguimos, ainda, as orientações dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Portuguesa, e mais recentemente da Base Nacional Comum Curricular, que norteiam o trabalho com gêneros textuais em sala de aula e certificam que é necessário contemplar a diversidade de textos e gêneros, não apenas por sua relevância social, mas também porque textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. Apresentamos, então, atividades direcionadas para o trabalho com o gênero autobiografia em sala de aula. Nessa perspectiva, trabalhamos a produção escrita, intencionando valorizar a identidade dos alunos e ressaltar a sua importância como indivíduos participativos e críticos na sociedade onde vivem. Em síntese, este trabalho se propõe a investir na melhoria das práticas de leitura e escrita e pode ser constituído como uma iniciativa pedagógica de aplicação do Modelo Ideológico de Letramento preconizado por Street (2014).
Abstract: With this work, we aim to contribute to the teaching and learning of writing through the production of autobiographical texts by students of the 9th grade of Middle School of a public school in Fortaleza-CE. We conceived a didactic sequence, based on the proposal of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), as a methodological resource to verify students' performance in written texts as well as to prove the efficiency of such procedure as a teaching proposal. Thus, in order to develop students' competence in the production of texts, especially the written ones, we also follow the guidelines of the National Curriculum Parameters of the Portuguese Language, and more recently the National Curricular Common Base, which guide the work with textual genres in the classroom and certify that it is necessary to contemplate the diversity of texts and genres, not only because of their social relevance, but also because texts belonging to different genres are organized in different ways. We present, then, activities directed to the work with the autobiography genre in the classroom. From this perspective, we work on writing production, intending to value the students' identity and emphasize their importance as participatory and critical individuals in the society where they live. In summary, this work proposes to invest in the improvement of reading and writing practices and can be constituted as a pedagogical initiative of application of the Ideological Model of Literacy advocated by Street (2014).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42450
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2317-2215
Appears in Collections:PPGL - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018_art_fcrochaaszavam.pdf442,37 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.