Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/42518
Tipo: TCC
Título: A noção de holófrase na clínica psicanalítica do autismo.
Autor(es): Sousa, Maria Joscilane de Brito
Orientador: Furtado, Luís Achilles Rodrigues
Palavras-chave: Psicanálise;Holófrase;Autismo
Data do documento: 2017
Citação: SOUSA, M.J.B. (2017)
Resumo: O presente trabalho pretende investigar a noção de holófrase em psicanálise bem como sua incidência na clínica do autismo. Para tanto, utilizaremos uma pesquisa de cunho bibliográfico e qualitativa, baseada em textos psicanalíticos, através de um levantamento das produções acadêmicas acerca do conceito em sua relação com a teoria psicanalítica. Partindo, principalmente, das indicações deixadas por Jacques Lacan (1964/1979), especialmente em referência ao seu seminário sobre Os quatro conceitos fundamentais da Psicanálise, consideramos que a investigação em torno desse tema tem sua justificativa por permitir pensar a condução na clínica com sujeitos ditos autistas a partir do modo como eles próprios utilizam e se posicionam na linguagem. O termo holófrase é originado no campo da linguística para designar o processo em que uma palavra resume/aglutina o sentido de uma frase inteira. Em relação á clínica do autismo, a holófrase revela-se nas primeiras operações subjetivas, a partir das quais a dupla de significantes primordiais encontra-se aglutinada/congelada e sem intervalo entre si, não permitindo, portanto, que outros significantes possam advir. Consideramos que conceito de holófrase só ganha pertinência clínica e teórica se pensado junto a uma gama de outros conceitos do campo da psicanálise, tais como os de significante e de falta em sua problemática na relação com o Outro.
Descrição: SOUSA, M.J.B. A noção de holófrase na clínica psicanalítica do autismo. 2017. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Federal do Ceará - campus Sobral, Sobral, 2017.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/42518
Aparece nas coleções:PSICOLOGIA - SOBRAL - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2017_tcc_mjbsousa.pdf510,15 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.